Aula inaugural na Enfermagem discute metas para a saúde global

Evento recebe coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha, e a professora espanhola Cristina Vivar

O médico Paulo Gadelha
Paulo Gadelha, da Fundação Oswaldo CruzArquivo pessoal

Na próxima quarta-feira, 28, a partir das 14h, será realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. O médico Paulo Gadelha Vieira, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, ministrará a palestra de abertura Agenda 2030: construção e perspectivas de integração com a ciência, tecnologia e inovação

De acordo com o professor Paulo Gadelha, a Agenda 2030 discutirá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelecem um conjunto de metas a serem cumpridas globalmente. “A saúde, por seu viés social e implicar diretamente a qualidade de vida, impõe uma visão holística sobre esse conjunto de compromissos. Ao colocar o objetivo de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, essa agenda se desdobra em metas diretamente relacionadas às condições de saúde, como a redução da taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 mil nascidos vivos, até 2030, ou a redução pela metade das mortes e dos ferimentos globais por acidentes em estradas até 2020”, explicou.

Gadelha ressaltou, ainda, que a saúde precisa estar presente nos debates e estratégias de todos os ODS, a exemplo dos que tratam da fome, da miséria, da paz e do clima. “Todas essas questões são indissociáveis da busca por uma sociedade e um planeta mais saudáveis. A saúde é, ao mesmo tempo, uma pré-condição, um resultado e um parâmetro para o monitoramento da Agenda 2030”.

Cristina Vivar
Cristina Vivar: desafios da enfermagemArquivo pessoal

A professora Cristina García Vivar, da Universidade de Navarra (Espanha), também participará da aula inaugural na Escola de Enfermagem. Ela vai falar sobre a A agenda mundial de pesquisa e os desafios para enfermagem, tema que guarda relação com a abordagem proposta pelo médico Paulo Gadelha.

O evento, aberto ao público, será realizado no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem, no campus Pampulha, sem necessidade de inscrição prévia.

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG