Aula inaugural na Escola de Enfermagem discutirá desigualdades na saúde

Atividade será ministrada pelo professor Maurício Barreto, da Fiocruz Bahia

Aula inaugural será ministrada pelo professor Maurício Lima Barreto
Maurício Lima Barreto lidera grupo que pesquisa aspectos epidemiológicos de doenças infecciosasPlataforma Lattes

Nesta quinta-feira, 16, a partir das 14h, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem promove a aula inaugural Políticas sociais para redução de desigualdades: a epidemiologia, a saúde coletiva e o futuro – renovados desafios, ministrada pelo professor Maurício Lima Barreto, do Instituto Gonçalo Moniz, da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia.

De acordo com a professora Kênia Lara Silva, coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG, a aula inaugural pretende promover reflexão sobre as mudanças das condições de saúde ao longo do tempo em razão dos processos de desenvolvimento econômico, político, social e cultural das diferentes sociedades. "Temos assistido a um aumento das desigualdades sociais e em saúde no Brasil. Pensar políticas sociais que possam reduzi-las é fundamental e deve ser objeto de pesquisas em diferentes áreas, subsidiando a tomada de decisões no âmbito governamental", enfatiza.

O professor Maurício Lima Barreto lidera grupo que pesquisa os aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avalia o impacto populacional de intervenções e estuda os aspectos teóricos e metodológicos da epidemiologia. Ele coordena centro de excelência na América Latina, que busca estudar o impacto da urbanização, migração e mudanças no estilo de vida e na exposição a asma na América Latina.

A aula inaugural terá lugar no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento é aberto ao público e dispensa inscrição prévia.