Arte e Cultura

Aulas Abertas: atividades educativas do Museu de História Natural foram adaptadas

Gestoras abordam em vídeo os conteúdos divulgados nas redes sociais

Suspensão do atendimento ao público levou educadores do MHNJB a criar conteúdos para plataformas digitais
Suspensão do atendimento ao público levou educadores do MHNJB a criar conteúdos para plataformas digitais Soraia Magalhães | MHNJB

As convidadas da nova edição do projeto Aulas Abertas, a pedagoga Fernanda Bichara e a professora Mariana Lacerda, falam sobre a adaptação para o modo remoto do programa educativo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Fernanda apresenta o Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do museu (PEAP), que foi criado há 31 anos e conta, atualmente, com a participação de 33 alunos de diferentes cursos de graduação da Universidade. A pedagoga relata que o programa educativo sofreu grandes modificações com o fechamento do museu, provocado pela pandemia da covid-19. Os bolsistas, juntamente com seus orientadores, precisaram se reinventar e reorganizar os planos de trabalho para o modo remoto, a fim de proporcionar a divulgação do conhecimento e a manutenção do contato com o público, agora de forma digital.

Mariana cita os conteúdos que estão sendo produzidos para as redes sociais, como o canal da Geociências, no Instagram, com informações sobre a escala do tempo geológico, os ciclos glaciais, a evolução das formas de vida, camada de ozônio, dinossauros e continente Pangeia. O canal da Arqueologia tem posts sobre os sítios do Vale do Peruaçu; sítios arqueológicos de Buritizeiro, na Serra do Espinhaço; entrevista com o arqueólogo e professor André Prous, pesquisador sênior do museu, e vídeos sobre o processo de resgate e salvamento da área incendiada do MHNJB.

O podcast O bicho vai pegar tem conteúdos sobre a evolução dos morcegos, os hábitos e a importância das aranhas, entre outros em processo de produção. A diretora destaca, ainda, a premiação, na Semana do Conhecimento UFMG deste ano, do projeto Que museu é esse?, que reúne vídeos sobre a área das geociências.

Assista ao vídeo.

Mariana Lacerda é professora do curso de Turismo da UFMG. Graduada em turismo, mestre e doutora em geografia, é diretora pro tempore do MHNJB. Fernanda Bichara é pedagoga formada pela UFMG e tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É coordenadora pedagógica do programa educativo do MHNJB.

O projeto Aulas abertas oferece espaço de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.

Museus e equipamentos culturais