Arte e Cultura

'Aulas abertas': músico argentino conta como se transformou em um artista híbrido

Para Damián Kees, arte contemporânea amplia os campos disciplinares

"Artista de fronteira", o músico e professor argentino Damián Rodrígues Kees é o convidado desta semana do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG. Ele fala sobre Música: som, gesto e celular no teatro musical contemporâneo.

Para Kees, a arte contemporânea se caracteriza por ampliar os campos das disciplinas artísticas. Nesse cenário, os artistas utilizam-se de elementos e ferramentas de outras áreas para expandir seus horizontes criativos. O músico destaca que gradualmente foi deixando de ser um pianista com composições clássicas em pentagrama para se transformar em espécie de performer, um artista híbrido, que utiliza recursos do teatro e do circo.
 
Segundo Damián Rodrígues, posicionar-se numa “zona limítrofe” de uma disciplina também o motiva a investigar, desde o primeiro momento, as possibilidades de uso de elementos múltiplos, que não se referem necessariamente a uma única disciplina artística tradicional. "Quando associamos um gesto a um som, por exemplo, temos um acontecimento múltiplo. De um lado está o gesto, do outro, o som, mas os percebemos juntos graças ao nosso mecanismo de memória e repetição. Ele também explica que esses elementos, ainda que separados, podem ser matéria-prima para uma composição musical, teatral ou talvez uma dança.
 
No vídeo, são reproduzidas as performances cênico-musicais Traficante de bananas, Musicarieta, Hay que pulir, pulir, pulir, A boca de jarro e La pregunta.

Assista ao vídeo.

 

Damián Rodrígues Kees é músico, compositor, performer e gestor cultural. Mestre em arte latino-americana, é professor da Universidade Nacional do Litoral, em Santa Fé, na Argentina. O trabalho do artista pode ser conhecido em seu canal no YouTube.

O projeto Aulas abertas oferece ambiente de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.