Institucional

Aulas magnas abrem segundo semestre letivo no campus Pampulha

Atividades de acolhimento começam nesta segunda e prosseguem ao longo do semestre

Calouros recebidos no primeiro semestre letivo deste ano
Calouros que entraram no primeiro semestre letivo deste ano Foca Lisboa / UFMG

Duas aulas magnas nesta segunda-feira, 6, ambas com o tema Juventudes na universidade: para viver a UFMG, vão abrir o semestre letivo, convidando os novos alunos de graduação a fazer reflexões sobre temas diversos. Pela manhã, a professora Andréa Máris Campos Guerra, do Departamento de Psicologia da Fafich, discutirá os desafios que o mundo em transformação apresenta para os novos e futuros profissionais e para a Universidade que os está formando.

À noite, com base nas suas experiências pessoais como ex-aluno e professor, o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Rodrigo Ednilson de Jesus, vai relatar aspectos da potencialidade da Universidade como espaço de conhecimento e de vida.

As aulas serão iniciadas respectivamente às 9h e às 19h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), seguidas de apresentação do Grupo de Percussão da UFMG, coordenado pelos professores Fernando Rocha e Fernando Chaib, ambos da Escola de Música.

Neste semestre, a UFMG recebe 2.710 alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 80 estudantes que prestaram o Vestibular de Habilidades e cerca de 150 estudantes das graduações em Química e em Ciências Biológicas ofertadas na modalidade semipresencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Vinculados ao polo de Contagem da UAB/UFMG, esses discentes terão atividades on-line e presenciais, que incluem lições práticas em laboratórios e avaliações, realizadas no polo de Contagem e no campus Pampulha. Além de poderem participar das atividades desta semana, os novos alunos da UAB serão recepcionados pelos colegiados em aulas inaugurais, ainda em agosto.

Já os alunos dos cursos de artes visuais, cinema de animação e artes digitais, dança, design de moda, bacharelado em música, licenciatura em música e teatro são selecionados em duas etapas: provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Concurso Vestibular UFMG – Habilidades.

Revolução
Na primeira aula magna desta segunda-feira, a professora Andréa Guerra pretende lembrar aos calouros que, paralelamente ao desenvolvimento tecnológico e virtual e ao avanço da inteligência artificial, “começa a haver uma revolução de subjetividades e de sociabilidades, de hábitos, costumes, modos de relacionamento e, especialmente, uma mudança que impacta diretamente o mundo do trabalho”.

A intenção é levar os alunos a refletir sobre o aporte oferecido pela UFMG com o intuito de capacitá-los para esse desafio contemporâneo e sobre a forma como os estudantes se preparam, em suas respectivas áreas, para tornarem-se sujeitos ativos e transformadores, “capazes de produzir os processos emancipatórios que esse novo arranjo civilizatório vai exigir”.

Como destaca a professora, sabe-se que diversas profissões vão desaparecer ao longo das próximas décadas, enquanto novas e impensáveis vão surgir. “Diante desse mundo em transformação, vou convidar os alunos a pensar nas consequências éticas e políticas sobre as quais vão precisar intervir”, anuncia Andréa Guerra, destacando que o fato de o mundo avançar tecnologicamente não significa que os problemas estruturais – como distribuição desigual de riqueza, violência e guerras – vão se resolver por avanços culturais.

“Há uma série de consequências que o capitalismo vai produzindo, aliado à ciência, sobre as quais todos esses estudantes terão de se debruçar e tomar decisões a partir de sua inserção profissional no mundo”, ressalta.

Renovação
Rodrigo Ednilson, que é professor da Faculdade de Educação, pretende conclamar os calouros “a viver plenamente a Universidade, intercalando a disciplina de observar e de experimentar os espaços com a indisciplina de estar aberto ao novo”. Aos novos alunos, ele pretende destacar que a instituição sempre muda com a chegada de uma nova turma. “Esse jovem aqui aprende, mas também ensina a Universidade a se renovar”, reitera.

À tarde, os calouros que tiverem feito inscrição prévia, no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), participam de passeios de ônibus a diferentes ambientes de formação complementar da UFMG: Espaço do Conhecimento, localizado na Praça da Liberdade, Museu de História Natural e Jardim Botânico, no bairro Horto, e Estação Ecológica e Museu de Ciências Morfológicas, localizados no campus Pampulha. Os passeios serão realizados também na quarta e na quinta-feira, dias em que haverá caminhada cultural pelo campus e visita ao Jardim Mandala, na Faculdade de Educação.

Acolhimento
Durante toda a semana, a Praça de Serviços do campus Pampulha será palco de apresentações culturais, promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também na Praça, a Tenda Viver UFMG, da Prae, vai realizar atividades de acolhimento ao longo do mês de agosto, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h.

A Tenda consiste em espaço aberto, com cadeiras de praia e a presença de bolsistas da Pró-reitoria, que vão receber os calouros para tirar dúvidas, dar orientações e realizar atividades coletivas como karaokê e rodas de conversa.

A professora Márcia Lousada, diretora de Políticas de Apoio Acadêmico da Prae, explica que, a cada semestre, a Tenda Viver UFMG conta com bolsistas de diferentes cursos. Já tendo trabalhado com alunos de Turismo em edições anteriores, a Tenda conta agora com monitores de Artes Cênicas e de Ciências Sociais. “Cada curso imprime uma contribuição específica ao acolhimento, como é o caso das oficinas de expressão corporal que serão oferecidas desta vez”, observa a professora.

O acolhimento pode se dar de variadas formas. Segundo Márcia Lousada, já houve casos em que calouros que não conheciam Belo Horizonte foram acompanhados em alguns percursos de ônibus urbanos, para se sentirem mais confortáveis nos principais trajetos que passariam a fazer como alunos da Universidade.

A programação de recepção aos calouros prossegue ao longo do semestre com a série de seminários Viver UFMG que vai oferecer aos novos alunos informações sobre ações da Universidade. Os seminários serão abertos no próximo dia 13, às 19h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), com palestra sobre Ações Afirmativas na UFMG.

A programação completa da recepção aos calouros está disponível no site da Prae.

Ana Rita Araújo