Saúde

Autodiagnóstico pela internet pode levar a prejuízos na saúde, concluem especialistas da UFMG

No Dia do médico, professores da Medicina dizem que prática pode expor pacientes a informações falsas ou descontextualizadas

Nesta quinta é comemorado o Dia do Médico, profissional da saúde responsável por garantir o bem estar físico e emocional dos pacientes. Mas, com a popularização do acesso à Internet, muitas pessoas estão deixando de consultar os médicos quando precisam e interpretando sintomas, exames e até mesmo comprando medicamentos somente por meio de buscas na Web. Segundo dados do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, 40% dos brasileiros fazem diagnóstico pela Internet enquanto 5% das buscas realizadas no Google são sobre doenças, de acordo com o próprio buscador. Em meio a um universo de informações falsas ou descontextualizadas, a prática pode ser tanto perigosa quanto empoderadora para os pacientes.

A TV UFMG conversou com Cláudio de Souza e Frederico Garcia, especialistas da Faculdade de Medicina UFMG, para entender como eles enxergam essa nova realidade de relacionamento entre médico e paciente e o que ela representa para o futuro da medicina.

Entrevistados:

Cláudio de Souza – Coordenador Centro de Tecnologia e Saúde UFMG

Frederico Garcia – Professor Faculdade de Medicina UFMG

Produção e Reportagem: Júlia Calasans

Imagens: Cássio de Jesus

Edição de Conteúdo: Ruleandson do Carmo