Pesquisa e Inovação

Azeite mineiro ganha destaque internacional pela qualidade

Programa Conexões entrevista pesquisadora da UFMG responsável por estudo que visa aprimoramento do produto da região da Serra da Mantiqueira

Clima favorável e pesquisas contínuas garantem qualidade do azeite da Serra da Mantiqueira
Clima favorável e pesquisas contínuas garantem qualidade do azeite da Serra da Mantiqueira Erasmo Pereira/Agência Minas

Você sabia que Minas Gerais produz azeite da melhor qualidade? Em 2020, a produção na região da Serra da Mantiqueira, que abrange o Sul do estado e o norte de São Paulo, atingiu a marca de 50 mil litros. Neste ano, a expectativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é que a safra supere a do ano passado. A primeira extração nacional de azeite de oliva extravirgem ocorreu na cidade de Extrema, há apenas 13 anos. Desde então, o produto já conquistou prêmios internacionais e tem recebido elogios de especialistas.

Há quem garanta que o azeite do sul de Minas pode ser equiparado aos grandes azeites do mundo. A boa qualidade é resultado do clima favorável da região: no inverno, as temperaturas chegam perto de zero grau, enquanto no verão os termômetros registram em torno de 30 graus. Além disso, pesquisas contínuas são realizadas para aprimorar o azeite mineiro cada vez mais.

A jornalista Alessandra Ribeiro conversou com a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos da UFMG Amanda Neris dos Santos, que desenvolve um estudo sobre o azeite de oliva em Minas. A entrevista foi ar no programa Conexões desta quarta-feira, 28.

Ouça a conversa com Alessandra Ribeiro

Produção: Alessandra Ribeiro e Flora Quaresma, sob a orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas