Institucional

Usuários terão treinamento on-line para conhecer fundamentos das bibliotecas da UFMG

Capacitação é obrigatória para novos integrantes da comunidade acadêmica

Tela do vídeo de apresentação: multas e pagamentos de serviços estão entre os tópicos do treinamento
Tela do vídeo de apresentação: multas e pagamentos de serviços estão entre os tópicos do treinamento Reprodução

Como encontrar um título na estante? Qual é a multa para o atraso da devolução de um livro? Quantos itens podem ser emprestados a cada vez? Essas e muitas outras dúvidas sobre a utilização das bibliotecas da UFMG poderão ser esclarecidas com treinamento oferecido à comunidade acadêmica pelo Sistema de Bibliotecas, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

A capacitação, ministrada virtualmente e com duração estimada de quatro horas, será obrigatória para todos os novos usuários, antes de se cadastrarem e fazerem empréstimo de materiais. A inscrição pode ser feita, de forma automática, acessando a página do curso. Ao fim do treinamento, os participantes devem responder a um questionário para testar seus conhecimentos, e os que obtiverem nota mínima receberão uma declaração de conclusão, obtida na própria plataforma.

De acordo com Norma Cardoso, bibliotecária documentalista da Biblioteca Central, a iniciativa tem o objetivo apresentar aos novos membros da comunidade, especialmente alunos, os serviços prestados pelo sistema e os direitos e deveres de quem o utiliza. “Muitas vezes, o estudante que chega à universidade fica perdido, sem saber o que a biblioteca pode oferecer. Esse treinamento vai auxiliá-lo a tirar o máximo de proveito da sua experiência na UFMG", explica. Os ambientes reúnem, além de livros, mídias audiovisuais, partituras, slides e documentos, totalizando cerca de 1 milhão de itens.

Além dar mais autonomia aos usuários, a ação também possibilitará aos bibliotecários terem mais tempo para desenvolver outros projetos, mais complexos e mais relacionados à gestão da informação na universidade.

Conteúdo acessível
A equipe responsável pela iniciativa planeja tornar o conteúdo acessível, disponibilizando-o também em formato compatível com ledores, para deficientes visuais, e em Libras e legendas, para surdos, com o apoio do NAI.

Os bibliotecários almejam, também, ofertar virtualmente o treinamento para utilização do portal de periódicos da Capes, biblioteca online que oferece acesso à produção científica mundial para instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Atualmente, a capacitação acontece presencialmente, na Biblioteca Central.

Assista ao vídeo de apresentação do curso: