Coberturas especiais

BH 120 anos: reportagens focalizam história, evolução e relação com a UFMG

Planejamento e modernização da capital estão entre os temas abordados pelos veículos da Universidade

Vista aérea da área central de Belo Horizonte
Vista aérea da área central de Belo Horizonte Marcus Desimoni /  CC BY-SA 2.0 /  https://www.flickr.com/photos/...

Os veículos da Universidade – Rádio UFMG Educativa, TV UFMG, Boletim e Blog UFMG 90 anos / Portal Uai – produziram conteúdos especiais sobre os 120 anos de fundação de Belo Horizonte comemorados nesta terça-feira, 12 de dezembro. A produção ratifica a profunda relação entre a UFMG, fundada 30 anos depois, e a capital mineira.

Essa relação tem início nos primórdios da UFMG, cujas primeiras unidades ocuparam alguns dos prédios mais antigos da capital, como revela reportagem publicada originalmente no Blog UFMG 90 anos/Portal Uai. O blog também mostrou como as unidades acadêmicas da Universidade se confundiam com a própria paisagem da jovem capital.

A Rádio UFMG Educativa começou a veicular nesta segunda-feira, dia 11, a série A história do futuro: 120 anos do Planejamento Urbano em Belo Horizonte, com quatro reportagens. A primeira mostra como o espaço urbano do município começou a ser pensado, desde a concepção da cidade até os dias atuais. A segunda, veiculada hoje, revela como o crescimento da capital planejada impulsionou o desenvolvimento dos outros municípios da região metropolitana. As reportagens são de Larissa Arantes.

UFMG Educativa celebra 120 anos de BH com série sobre planejamento urbano

Especial BH 120 anos: Crescimento da capital impulsionou região metropolitana

O programa Universo Literário, especializado em literatura, entrevistou, na manhã de hoje, o professor Sérgio Alcides, da Faculdade de Letras, que participa do seminário Escrita, Memória e Movimento. Na mesa Atritos no tempo – Elaborações memoriais e poéticas das percepções da capital, ele fala sobre o poema Triste Horizonte, de Carlos Drummond de Andrade. Publicado em 1976 no Jornal do Brasil, o poema reflete a indignação do autor com os rumos da cidade à época.

A Faculdade de Direito é uma espécie de irmã mais velha de Belo Horizonte. Fundada em Ouro Preto, em 1892, mudou-se para a nova capital em 1898. Parte dessa história de 125 anos, completada na mesma semana do aniversário de BH, é relatada pelo professor Hermes Guerrero, autor do livro Casarão da Praça da República. Guerrero, que preside o Memorial da Faculdade de Direito, concedeu entrevista ao programa Conexões

Modernidade

Em reportagem, o Boletim UFMG aborda o livro Arquitetura da urbanidade, reedição da Editora UFMG que conta a história de Belo Horizonte com foco em sua arquitetura e urbanismo diante da crise da humanidade. A obra é organizada pelo professor Leonardo Castriota, da Escola de Arquitetura.

Já a TV UFMG mostra como o conjunto de edificações da Universidade influenciou a configuração arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte. Assista ao vídeo: