Notícias Externas

BH-TEC oferece serviço gratuito para empresas mineiras traçarem seu ‘mapa da inovação’

'Roadmap' possibilita o planejamento integrado de ações relacionadas a mercados, produtos, tecnologias e recursos

Prédio institucional do BH-TEC, que oferece serviço gratuito para melhorar as condições de competitividade do ecossistema empresarial mineiro Foca Lisboa | UFMG

Empresas públicas e privadas de Minas Gerais que atuam na área de sustentabilidade poderão dispor de um método de ponta que as auxiliará na tarefa de planejar, de forma integrada, suas ações de mercado, produtos, tecnologias e recursos. Trata-se do Roadmap de inovação, oferecido gratuitamente pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), por meio do seu Hub de Inovação Multifuncional.

A metodologia foi desenvolvida por pesquisadores do Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e possibilita a representação gráfica, na forma de um roadmap (mapa), da estratégia de uma organização. Assim, torna-se possível visualizar os produtos ou serviços que precisam ser desenvolvidos para atingir um determinado mercado, a tecnologia e recursos necessários para esse fim e a data em que devem estar disponíveis.

“Esta é a primeira prestação de serviço do Hub para empresas mineiras com atuação em sustentabilidade. O BH-TEC entende esse tema como transversal, que contempla as dimensões ambiental, econômica e social. Por meio do roadmap, as organizações terão subsídios para se tornarem mais inovadoras e sustentáveis, e o ecossistema mineiro, mais competitivo”, avalia o professor Marco Crocco, CEO do BH-TEC.

Quem pode participar
Podem participar do Roadmap de inovação startups, empresas públicas e privadas de qualquer porte, observados os critérios apresentados na chamada pública 01/2020. O prazo para apresentação de candidaturas termina em 13 de novembro.

Até cinco instituições serão selecionadas. Elas vão trabalhar em parceria com a equipe do IEBT Inovação –, responsável pelo método. Como resultado final, as organizações selecionadas desenvolverão um plano de ação com base nas dimensões de mercado, produto, tecnologia e recursos, considerando a variável tempo no presente e em curto, médio e longo prazo.

Com Assessoria de Comunicação do BH-TEC