Notícias Externas

Biblioteca Pública Estadual promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Programação do evento segue até o dia 29, celebrado como o Dia Nacional do Livro e data de fundação da da Biblioteca Nacional do Brasil

O tema da edição é 'Ideias para Adiar o Fim do Mundo' e presta homenagem ao trabalho do escritor mineiro e líder indígena Ailton Krenak.
Tema da edição é 'Ideias para Adiar o Fim do Mundo' , homenagem ao escritor mineiro e líder indígena Ailton Krenak. Pexels

Neste fim de mês, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, realiza a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento segue até 29 de outubro, celebrado como o Dia Nacional do Livro e data de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, criada em 1810.

As atividades da Semana são gratuitas e incluem rodas de conversa, narração de histórias, debates, minicursos e exposições, que abordam temas de áreas variadas da literatura. O evento ocorre em formato híbrido, unindo atividades presenciais e virtuais, e presta homenagem ao escritor e líder indígena Ailton Krenak, que participa da Semana para falar sobre seu lançamento mais recente, Ideias para Adiar o Fim do Mundo, e debater o impacto das ações humanas no meio ambiente.

Nesta segunda-feira, 25, o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Lucas Amorim, participou do programa Universo Literário, apresentado por Michelle Bruck, e deu mais detalhes sobre o evento. 

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

As atividades presenciais serão realizadas na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). Em virtude da pandemia de covid-19, lembre-se de manter o distanciamento, não provocar aglomerações, higienizar as mãos sempre que possível e fazer uso de máscara durante todo o evento. 

Mais informações, incluindo a programação completa, podem ser encontradas no site da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

(Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)