Ensino

Biblioteca Universitária produz vídeo sobre inventário de obras raras

Produção é a segunda da série sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG

A ata da primeira reunião do Conselho Universitário da UFMG, de 16 de janeiro de 1928, faz parte da Coleção Memória da UFMG, guardada no setor de obras raras, no 4º andar da Biblioteca Central
Ata da primeira reunião do Conselho Universitário, de 16 de janeiro de 1928, integra Coleção Memória da UFMGCarla Pedrosa/UFMG

Novo vídeo produzido pela Biblioteca Universitária da UFMG apresenta o inventário, instrumento técnico de verificação e controle do patrimônio realizado periodicamente em todas as bibliotecas. Na produção, destacam-se os procedimentos feitos na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária (Dicolesp), localizada no quarto andar da Biblioteca Central.

Cada uma das etapas do inventário feito no setor de obras raras é apresentada em entrevista concedida pela bibliotecária Diná Araújo, coordenadora da Dicolesp. Ela também conta um pouco da história da realização do trabalho nas bibliotecas da UFMG, mostrando o primeiro livro de tombo da Universidade de Minas Gerais (UMG), e enfatiza a importância de se inventariar o patrimônio da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras. 

As produções audiovisuais da Biblioteca Universitária estão disponíveis no canal do Sistema de Bibliotecas no Youtube. Assista ao vídeo: 

Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas