Biblioteca Universitária vai celebrar Semana Nacional do Livro

Programação será transmitida ao vivo, pela internet

Obra de Conrad Gessner, considerado pai da bibliografia, publicada em 1545.
Obra de Conrad Gessner, considerado pai da bibliografia, publicada em 1545Divulgação / Conrad Gessner (1545) / In: Bibliothek Zürich

Entre os dias 23 e 29 de outubro é comemorada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Para marcar a data, a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG (BU) vai promover palestras, de 25 a 27 de outubro, no 4º andar da Biblioteca Central, campus Pampulha.

Na quarta-feira, às 14h, o professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), vai proferir a conferência sobre a Encyclopédie, de Diderot e D’Alembert, adquirida pela Face, em 1969, e transferida para a Divisão de Coleções Especiais, em 1982. Sua raridade reside no fato de ser uma obra de excelência, escassa e importante no contexto iluminista.

No dia seguinte, 26, o documento Testamento Martim Afonso de Souza e Dona Ana Pimentel, será apresentado pelas professoras Junia Ferreira Furtado, do Departamento de História, e René Lommez Gomes, da Escola de Ciência da Informação. Datado de 1533, ele trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil e de sua esposa Dona Ana Pimentel, que também participou da colonização do país. O documento foi selecionado, recentemente, para receber o Registro Nacional do Brasil, do programa Memória do Mundo da Unesco.

No mesmo dia, às 16h, haverá palestras sobre coleções especiais pertencentes ao acervo da UFMG, como a Biblioteca Jurídica Assis Chateaubriand e a Coleção Arduíno Bolivar, sob a guarda da Divisão, e a Coleção Francisco Iglésias, da Biblioteca da Face.

O livro de artista, publicação na qual o artista é responsável pela construção do livro como obra de arte em todas as suas etapas, abrirá as atividades do último dia da semana, às 14h, com a presença do professor Amir Brito Cadôr e da professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso, ambos da Escola de Belas Artes (EBA).

Ainda no dia 27, às 19h, na palestra de encerramento, os professores Andre Vieira de Freitas Araujo e Diná Araújo, do Departamento de Biblioteconomia, apresentarão dois pontos de vista sobre a bibliografia: das dimensões gessnerianas ao discurso da raridade. Conrad Gessner, considerado pai da bibliografia, deixou obras primorosas, como a Bibliotheca Universalis, publicada em 1545, por meio da qual delineou as práticas bibliográficas da Europa Moderna.

As atividades da Semana serão realizadas na sala 420, com transmissão ao vivo na página do Facebook do Sistema de Bibliotecas.

Para participar do evento, não é necessário fazer inscrição prévia. Serão emitidos certificados de comparecimento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4615, pelo e-maildicolesp@bu.ufmg.br e no site da BU.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária