Ensino

Bibliotecas da Fafich e do campus Saúde retomam agendamento de empréstimos e devoluções

Serviço presencial volta a funcionar nas 25 unidades; acesso a e-books foi estendido a todos os usuários com cadastro ativo

Entrada da biblioteca da Fafich, no campus Pampulha
Entrada da biblioteca da Fafich, no campus Pampulha Lucas Braga | UFMG

O campus Saúde e a Fafich retomaram os serviços de agendamento de empréstimo e devolução de livros em suas respectivas bibliotecas. Assim, o Sistema de Bibliotecas passa a ter o atendimento agendado funcionando plenamente em todas as suas 25 unidades.

Os empréstimos continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso queira agendá-la, o usuário deverá enviar e-mail para a chefia ou para a referência da Biblioteca da unidade onde estuda. Os bibliotecários têm até dois dias úteis para responder às solicitações, e os usuários devem aguardar a confirmação do agendamento antes de se dirigirem às bibliotecas, que seguem rigorosamente os protocolos de biossegurança no atendimento presencial.

Para solicitar o empréstimo agendado, é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título do livro, aparecerá, no canto inferior direito da tela, a opção Solicitação de empréstimo. Ao clicar nela, o usuário deverá registrar sua senha (a mesma utilizada nas bibliotecas) e fornecer os dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Em seguida, basta clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a solicitação do usuário e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do item solicitado. Escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados, e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas.

Acesso ampliado
Para atender de maneira mais eficaz às demandas do ensino remoto, o acesso às plataformas de e-books Minha biblioteca, Pearson e Proquest, antes restrito aos alunos da graduação, foi estendido a todos os usuários com cadastro ativo no Sistema de Bibliotecas da UFMG. “A única exceção é a plataforma Árvore de livros, que continua a atender prioritariamente aos alunos do Centro Pedagógico e do Coltec. Mesmo assim, foram adquiridas algumas licenças mensais para demandas do Espaço de Leitura. Com isso, os demais usuários do Sistema de Bibliotecas poderão ter acesso, durante 30 dias, ao conteúdo literário e jornalístico dessa plataforma, mediante envio de e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br, por meio do qual deverão solicitar login e senha de acesso. Eles também poderão pedir a renovação desse prazo, que está condicionada à disponibilidade de licenças no momento da solicitação”, esclarece a diretora da Biblioteca Universitária, Kátia Lúcia Pacheco.

Todos os funcionários do Sistema de Bibliotecas passaram por treinamento e estão aptos a explicar as funcionalidades das plataformas e a responder às eventuais dúvidas. “Em breve, também divulgaremos treinamentos para os usuários”, antecipa Kátia. Eles serão divulgados no site da Biblioteca Universitária e no Instagram e transmitidos ao vivo na plataforma YouTube.

Como acessar os e-books
O primeiro acesso nas plataformas Minha biblioteca Pearson é feito pelo catálogo on-line da UFMG. Na tela inicial, após digitar o termo de pesquisa e clicar em +Opções de consulta, o usuário deverá selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

Nos resultados da pesquisa, será possível visualizar um cadeado ao lado do link da obra encontrada. Ao clicar nesse link, uma tela será aberta com solicitação de login e senha de acesso. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de informar, em outra tela, dados como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos disponíveis.

Para acessar a plataforma ProQuest's arts e-book subscription, com conteúdos em artes que abrangem a graduação e a pós-graduação, é necessário clicar em "solicitar conta" neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária