Notícias Externas

Biografia de Clara Nunes apresenta indagações sobre carreira da cantora

Autor falou sobre o processo de produção do livro, em entrevista ao programa Universo Literário

.
. Reprodução

A cantora Clara Nunes é considerada uma das maiores vozes do samba e da música brasileira. Dona de várias interpretações memoráveis, teve uma vida breve, mas de grandes sucessos. Em pouco tempo, a jovem deixou a profissão de tecelã em Minas Gerais e passou a se apresentar como cantora nas rádios de Belo Horizonte.

Após mudar-se para o Rio de Janeiro, Clara Nunes conheceu o mar e se apaixonou. Conheceu a Escola de Samba da Portela e se encantou. Além disso, a artista passou a ter contato com a cultura africana e se converteu à umbanda.

A partir daí, suas roupas brancas e seu cabelo volumoso, características que a marcaram, ganharam a admiração do público e lhe renderam milhares de discos vendidos. Clara Nunes havia se tornado a cantora brasileira que mais vendeu cópias em todos os tempos.

Após uma simples cirurgia de varizes que lhe rendeu complicações, Clara Nunes não resistiu e morre, com apenas 40 anos, deixando todos os seus admiradores bastante abalados. É por tudo isso que Clara Nunes desperta a curiosidade de tantas pessoas a respeito de sua vida. Entre elas, está o escritor Vagner Fernandes, que publicou o livro Clara Nunes: Guerreira da Utopia. Na obra, Vagner conta a trajetória da cantora, baseado em suas pesquisas e indagações sobre a vida e o trabalho de Clara.

O escritor Vagner Fernandes falou sobre o livro e sobre Clara Nunes, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, concedida nesta quarta-feira, 13.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Natural da cidade de Paraopeba, Clara Nunes, que morreu há quase 36 anos, em 1983, foi considerada pela tradicional revista de música Rolling Stone a nona maior voz brasileira e também como a 51ª maior artista brasileira de todos os tempos.

Mais informações sobre o livro Clara Nunes: Guerreira da Utopia, lançado pelo selo Agir, podem ser consultadas em hotsite especial preparado pela Ediouro Publicações.

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael