Notícias Externas

Biografia de Martinho da Vila possibilita mergulho na realidade brasileira

Livro ‘Martinho da Vila – Reflexos no Espelho’, de Helena Theodoro, foi lançado nos 80 anos do músico

.
. Reprodução

Martinho José Ferreira, mais conhecido como Martinho da Vila, é um dos mais reconhecidos sambistas brasileiros. Filho de lavradores de Duas Barras, cidade do interior do Rio de Janeiro, o cantor se mudou para a capital fluminense com apenas quatro anos de idade.

E foi no bairro de Vila Isabel que ele deu início à sua carreira musical, marcada, entre outras coisas, pelo seu amor à escola de samba da zona norte carioca, que leva no nome e no coração.

O ano de 2018 marcou os 80 anos de vida de Martinho da Vila e também o lançamento da biografia Martinho da Vila – Reflexos no Espelho. Nesse livro, a professora Helena Theodoro, mestre em Educação e doutora em Filosofia, aproveita alguns episódios da vida de Martinho para discutir temas como ancestralidade, negritude, territorialidade e racismo.

As composições do sambista também são apresentadas como elementos que permitem ao leitor um mergulho na realidade brasileira, com foco em uma visão da pessoa negra como consciente de si e de seu lugar no mundo.

A autora Helena Theodoro falou sobre a produção da obra em entrevista concedida nesta quinta-feira, 10, ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Michelle Bruck 10-01-2019.mp3

O livro foi publicado pela Pallas, editora que se dedica a temas da cultura afro-brasileira.

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória