Arte e Cultura

Biógrafo de Carolina Maria de Jesus faz palestra nesta sexta, na Letras

Obra de Tom Farias descreve a trajetória da autora de 'Quarto de despejo'

Autora de Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus: ascensão e declínioEBC/Arquivo

O livro Carolina, uma biografia, de autoria do jornalista e escritor Tom Farias, será lançado em evento promovido pelo Diretório Acadêmico da Fale e pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (Neia) nesta sexta-feira, dia 8. Farias conversa com o público a partir das 10h, no auditório 1007 na Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha. A obra saiu em março deste ano pela Editora Malê Edições.

Da infância pobre, vivida em Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que peregrinou na juventude em busca de trabalho e de diagnóstico e cura para uma doença nas pernas, até sua chegada a São Paulo onde se instalou na favela do Canindé. A biografia de Carolina Maria de Jesus detalha não somente sua relação com os filhos e a ascensão provocada pelo sucesso editorial do livro Quarto de despejo, mas também o declínio em razão do desinteresse do mercado editorial e dos leitores em relação às suas publicações posteriores. Esse aspecto somado a sua personalidade forte e as barreiras sociais e discriminatórias fez a escritora retornar à mesma condição de pobreza em que viveu boa parte da sua vida.

Carolina: uma biografia será vendido com 40% de desconto em relação ao valor de capa exclusivamente para aqueles que comparecerem ao evento. Mais informações podem ser consultadas no Facebook do evento.

O autor
Jornalista e escritor, Tom Farias lançou obras sobre literatura afro-brasileira e, há 20 anos, escreve críticas literárias e resenhas sobre livros e autores. É especialista em Cruz e Sousa, poeta negro catarinense, pai do simbolismo no Brasil. Farias escreveu as biografias Cruz e Sousa: Dante negro do Brasil, pela Editora Pallas, e José do Patrocínio: a imorredoura cor do bronze, pela Editora Garamond, além de Dossiê Cruz e Sousa, pela CEAA/Universidade Cândido Mendes, e Oscar Rosas: poesias, contos, crônicas, pela Academia Catarinense de Letras.