Em nova edição, Boletim destaca pesquisas da UFMG no campo da audição

Novidades na área serão discutidas em evento internacional na próxima semana

Capa da edição 2.082 (com foto de Foca Lisboa / UFMG)
Capa da edição 2.082 (com foto de Foca Lisboa / UFMG) Reprodução

As perdas auditivas poderão atingir cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças e jovens, em decorrência da exposição excessiva a sons intensos. O fenômeno é estudado por pesquisadores da UFMG e da Universidade Clermont Auvergne, da França, e gerou, entre outros frutos, o Instrumento de Triagem Auditiva Infantil (Itai), que será utilizado por escolas de educação infantil de Belo Horizonte e Betim, a partir de 2020.

O assunto é abordado em reportagem de capa da edição 2.082 do Boletim UFMG, que circula a partir desta semana em versão on-line. Leia o conteúdo completo do número.

Prae, 5 anos: novos sujeitos, novas políticas
Artigo dos professores Tarcísio Mauro Vago e Licínia Maria Correa, pró-reitor e pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis.

Brumadinho chama
UFMG vai selecionar projetos destinados à avaliação e reparação de danos provocados pelo rompimento da barragem da Vale.

Unidos pelas habilidades
Abertas inscrições para o vestibular que preencherá 331 vagas em seis cursos da área de artes.

Perdas, danos e soluções
Problemas auditivos, que também podem estar associados à depressão, ao declínio cognitivo e à demência, são investigados por grupos da UFMG e de universidade francesa.

Universo sem mediação
Curadores indígenas revelam seus mundos ao público infantojuvenil em exposição no Espaço do Conhecimento.

Programa de Verão da Matemática recebe inscrições até 13 de dezembro.

Entre o humano e o virtual
Em cartaz no Centro Cultural UFMG, mostra 'Recodificações', de Pedro Veneroso, realça sistemas complexos e algoritmos.

Resoluções
Conselho Universitário delibera sobre regimentos e muda denominação de laboratório.