Notícias Externas

Brasil tem mais de 5 milhões de crianças em situação de extrema pobreza

Relatório elaborado por ONGs internacionais que atuam no País mostra situação dos direitos da criança desde a criação do ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completa 29 anos neste sábado, 13 de julho. Às vésperas do aniversário deste importante instrumento de proteção à infância no Brasil, um relatório inédito acaba de ser divulgado por um conjunto de cinco organizações não-governamentais internacionais que atuam no Brasil. O grupo, chamado Joining Forces, resgatou dados desde a criação do ECA, em 1990, e comparou as informações com as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para este público, até 2030. 

Os resultados mostram avanços e retrocessos. Entre 1990 e 2012, por exemplo, o Brasil diminuiu o índice geral de pobreza extrema de 25,5% para 3,5%. Mesmo assim, o País ainda tem mais de 5 milhões de crianças até 14 anos nessa situação. Vale destacar que elas têm duas vezes mais chances de viver na pobreza extrema do que os adultos.

A assessora de Advocacy do ChildFund Brasil, uma das ONGs envolvidas na elaboração do documento, Águeda Barreto, falou sobre o relatório em entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Para ter acesso ao relatório Child Rights Now – Análises da Situação dos Direitos da Criança, feito pelo Grupo Joining Forces, acesse o site visaomundial.org