Saúde

Brasileiros têm bebido e fumado mais durante isolamento

Estudo realizado por UFMG, Unicamp e Fiocruz ouviu mais de 44 mil pessoas

Pesquisadores da UFMG, Fiocruz e Unicamp realizaram pesquisa de comportamento que tinha como objetivo avaliar se estão havendo mudanças de hábitos dos brasileiros durante o período de distanciamento social. Ao todo, foram ouvidas mais de 44 mil pessoas, entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Entre os resultados, estão aumento de quase 30% no uso do cigarro e de cerca de 20% na ingestão de bebidas alcoólicas. Os dados estão disponíveis no site da Convid

O estudo traz outras informações, como estado de ânimo e índices de cumprimento das medidas de isolamento. De acordo com a coordenadora da pesquisa Deborah Malta, professora da Escola de Enfermagem da UFMG, os resultados mostram que aproximadamente 50% dos entrevistados disse estar triste ou deprimido. 

Além disso, o respeito ao isolamento social chega a casa dos 75%, sendo que 15% respeita rigorosamente a quarentena, principalmente os idosos, saindo de casa somente por motivos de saúde. Os 60% restantes informaram sair somente para atividades essenciais, como a ida aos supermercados e farmácias. 

Equipe: Yves Vieira (produção); Olívia Resende (reportagem); Antônio Soares e Jessika Viveiros (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo).