TV UFMG exibe documentário sobre brincadeiras das crianças mineiras

Programa Panorâmica, que estreia hoje, entrevista a professora Clarisse Alvarenga, diretora do filme

Além da exibição do documentário, há, também, uma entrevista com a professora.
Documentário e entrevista com a cineasta serão exibidos pela TV UFMG Ô, de casa

Com uma câmera atenta às brincadeiras de casinha, a professora e cineasta Clarisse Alvarenga, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG mostra o cotidiano de crianças de três regiões de Minas Gerais no documentário Ô, de casa, tema da nova edição do programa Panorâmica, da TV UFMG, que estreia hoje, 16, no Canal Universitário.

O filme mostra como regras e invenções permeiam o faz de conta das crianças, que fingem ser adultas ao cozinhar, construir cabanas e casas e cuidar umas das outras, tudo na fronteira tênue entre a imaginação e o real. O documentário acompanha as brincadeiras em que as crianças utilizam elementos da natureza e objetos descartados, para dar-lhes novos significados.

A equipe da TV UFMG também realizou uma entrevista com a professora sobre o filme e seu processo de produção. O vídeo pode ser consultado na fanpage da emissora, no Facebook.

O programa é exibido às terças e quintas, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h, no Canal Universitário – 12 da Net e 14 da Oi. O conteúdo também ficará disponível no canal da TV UFMG no Youtube.

Sobre a cineasta

Professora da Faculdade de Educação (Fae), Clarisse Alvarenga atua no campo do cinema, com foco em documentário, cinema latino-americano, audiovisual comunitário, vídeo popular, oficinas de vídeo, e cinema e educação. Seu trabalho envolve atenção ao cinema indigenista e ao cinema indígena brasileiros. Neste ano, a realizadora estreou seu segundo longa-metragem, intitulado Homem-peixe.

Assista ao teaser do programa: