BU exibe ilustrações científicas produzidas em curso de aquarela botânica

Mostra pode ser visitada até 29 de novembro

Ilustrações científicas: representações com maior grau de detalhamento
Sistema de Bibliotecas/UFMG

Em homenagem à primavera, a Biblioteca Universitária, no campus Pampulha, abriga, até 29 de novembro, a exposição de ilustrações de espécies de fauna e flora brasileiras produzidas por alunos do curso de extensão em Aquarela Botânica.

O curso é ofertado pelo ICB e visa capacitar o aluno a produzir ilustrações científicas com fidelidade, à base de aquarela, grafite e nanquim. A mostra reúne trabalhos de 15 expositores orientados pelo professor Marcus Antônio Ferreira.

Ferreira explica que o trabalho é feito por meio da observação minuciosa e aprofundada das espécies estudadas e alcança um nível de detalhamento maior do que aquele obtido por meio de fotografias. Produzidas ao longo do curso, as representações iconográficas da flora são utilizadas por pesquisadores da área em publicações científicas e estudos acadêmicos e auxiliam na documentação de espécies em extinção.

A mostra ocupa o saguão da Biblioteca Universitária e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas