Ensino

BU oferece série de treinamentos on-line sobre plataformas de e-books

'Minha Biblioteca' e 'Pearson', que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, serão abordadas no próximo dia 10

Plataforma 'Arvore de livros' é um dos serviços de e-books oferecidos pela Biblioteca Universitária
Plataforma 'Arvore de livros' é um dos serviços de e-books oferecidos pela Biblioteca Universitária Reprodução de tela

Até 30 de junho, a Biblioteca Universitária (BU) promove série de treinamentos on-line, em sua maioria dedicada às plataformas de e-books. A maior parte das atividades será transmitida ao vivo no canal Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube ou realizada via plataforma Zoom.

A série começou nesta semana com uma capacitação geral sobre as plataformas de e-books, em que formam apresentadas as áreas de conhecimento cobertas por elas e o passo a passo para acessá-las. Nos dias 10, às 10h, e 16, às 14h, serão mostradas, respectivamente, as plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos para todos os cursos de graduação da Universidade. Serão apresentados os recursos disponíveis em ambas e instruções para acessá-las.

No dia 28, às 11h, serão mostrados os recursos e formas de acesso à plataforma Proquest’s Arts E-book Subscription – que traz conteúdos em artes para a graduação e pós-graduação. No dia 30, às 14h, a formação será sobre a Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. 

Os treinamentos serão abertos ao público no canal Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube. A participação dispensa inscrição prévia. Os vídeos ficarão disponíveis no canal para serem assistidos posteriormente.

Elsevier
A programação conta ainda com treinamentos realizados em parceria com a Editora Elsevier, agendados para os dias 8, 15 e 22 de junho, sempre às 16h. No dia 8, serão abordados conteúdos e ferramentas para realização de revisão bibliográfica em engenharia e tecnologia, por meio da fonte de pesquisa Compendex. No dia 15, serão expostas recomendações para busca e filtragem de resultados por meio de estratégias específicas. Por fim, no dia 22, serão destacadas soluções de apoio ao processo de pesquisa. Para participar desses treinamentos que serão realizados via Zoom, é necessário se inscrever neste link. Para outras informações, entre em contato pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br.

Programação 

08/06 – 16h- Compendex – fonte de Pesquisa em Engenharia
10/06 – 10h- Minha Biblioteca: acesso e uso da plataforma
15/06 – 16h- Estratégias de Busca e Filtros Dinâmicos – encontre aquilo que procura
16/06 – 14h- Biblioteca Virtual Pearson: acesso e uso da plataforma
22/06 – 16h- Recomendações de soluções de apoio ao Processo de Pesquisa
28/06 – 11h –Proquest’s Arts E-book Subscription: acesso e uso da plataforma
30-06 – 14h – Árvore de Livros: acesso e uso da plataforma