Formas de Ingresso

Calouros da UFMG farão registro acadêmico nesta semana

Classificados para o segundo período letivo e convocados da sexta chamada da lista de espera do Sisu deverão executar o procedimento pela internet de 20 a 22 de outubro

Todos os calouros classificados pelo Sisu devem efetuar seu registro pela internet
Todos os calouros classificados pelo Sisu devem efetuar seu registro pela internet Gabriel Araújo / UFMG

Os candidatos classificados para o segundo semestre letivo e os convocados da sexta chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer o registro acadêmico na UFMG a partir desta terça-feira, dia 20, até as 23h59 de quinta-feira, 22. Em razão da pandemia de covid-19, o procedimento será feito na página do Sisu UFMG por meio de upload da documentação exigida.

Apenas os calouros que precisam se submeter às bancas de heteroidentificação – complementar à autodeclaração feita por candidatos negros – e de verificação da condição de deficiência física devem comparecer presencialmente no campus Pampulha (CAD 1) a partir da próxima segunda-feira, dia 26, conforme escala de atendimento. No entanto, assim como ocorreu no semestre passado, poderão adiar a entrada para o semestre seguinte os candidatos que, em virtude da pandemia, se sentirem impedidos de cumprir alguns desses procedimentos presenciais. Eles deverão informar à UFMG, quando da sua convocação, a sua indisponibilidade de comparecer à banca de verificação. Independentemente disso, esses calouros devem fazer normalmente o seu registro acadêmico pela internet.

Os candidatos convocados para as bancas de heteroidentificação e de verificação da condição de deficiência física deverão seguir uma série de recomendações de prevenção e para evitar aglomerações, como o uso de máscara que cubra completamente o nariz e a boca. Será permitido apenas um acompanhante para pessoas idosas que necessitem de apoio, para pessoas com deficiência e para menores de 18 anos.

Vestibular de Habilidades
Os candidatos classificados no Vestibular Habilidades (quinta chamada e segundo período letivo de 2020) também devem efetuar seu registro acadêmico no período de 20 a 22 de outubro pela internet. As instruções, a lista de convocados e a escala de atendimento para os procedimentos presenciais (bancas de heteroidentificação e verificação de condição de deficiência física) estão disponíveis na página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

O registro é o primeiro ato acadêmico obrigatório realizado pelo candidato classificado para ocupar uma vaga na UFMG. Por meio dele, o calouro fornece à Instituição as informações necessárias para formalizar sua vinculação, como dados pessoais e acadêmicos.

Os calendários que regem o processo de registro acadêmico e matrícula dos calouros selecionados pelo Sisu e pelo Vestibular de Habilidades estão disponíveis, respectivamente, nas páginas do Sisu UFMG e do DRCA.