Ensino

Calouros de Ciências Biológicas e de Química a distância recebem as boas-vindas da UFMG

Primeiras orientações foram apresentadas aos estudantes em aulas inaugurais

Aula inaugural marcou o início da trajetória de 120 novos alunos
Alunos dos dois cursos ingressaram por meio de vestibular específico
Acervo Caed UFMG

Cento e vinte calouros das licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química a distância da UFMG participaram, no último sábado, 18, das aulas inaugurais dos cursos, realizadas no campus Pampulha. Os estudantes ingressaram na Universidade neste semestre, por meio do vestibular específico para a modalidade.

No encontro dos alunos de Química, ao qual 46 estudantes compareceram, expectativas sobre as novas lições e dúvidas sobre a dinâmica do curso a distância tematizaram a maior parte das perguntas do grupo.

Responsáveis por respondê-las, os coordenadores Simone Tófani e Amary Ferreira, professores do Departamento de Química, apresentaram as principais normas acadêmicas, a matriz curricular e o ambiente MinhaUFMG, no qual serão hospedados os materiais e atividades ministradas on-line. Ao fim do do encontro, os estudantes receberam exemplares impressos de livros didáticos para acompanhar algumas das disciplinas.

Compromisso recíproco
Simone Tófani ressaltou a necessidade de que os alunos se planejem e tenham disciplina para estudarem com autonomia. “Não se trata de um curso de final de semana. É preciso que vocês se dediquem. Nós batalhamos muito para vocês estarem aqui e nos comprometemos a oferecer o que temos de melhor. É preciso que o compromisso seja recíproco”, destacou.

O evento contou ainda com a participação dos professores Antônio Flávio Alcântara, diretor do ICEx, Vito de Belis, representando o chefe do departamento, Rubén Millán; Ana Luiza de Quadros, do mesmo Departamento; Wagner Corradi, responsável pela disciplina Física Básica, e o servidor do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, Tayrone Ferreira, representando a diretora pró-tempore da Unidade, Maria das Graças Moreira.

Além dos votos de boas-vindas à Universidade, os docentes lembraram aos estudantes sua responsabilidade com o projeto que iniciam e com a carreira no magistério. Na palestra A formação do professor de química na UFMG, a professora Ana Luíza problematizou o fato de o cinema, por exemplo, representar professores de forma romântica. “Nós não somos super-heróis. Nós ensinamos sujeitos a usar a química para melhorar a sua qualidade de vida, ampliar sua visão de mundo”, ponderou.

Wagner Corradi, ex-diretor de EaD da UFMG e professor do Departamento de Física, também falou sobre o ensino de ciências e seus desafios, como o uso de tecnologias de informação e de comunicação, as TICs, e até mesmo o celular nas aulas. "Quem já fez aula de física, de química, sabe que o negócio é fascinante. Os meninos não podem ficar entediados diante daquilo", exaltou.

Futuros biólogos
Os novos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância também compareceram ao campus Pampulha no sábado para a aula inaugural da graduação, onde conheceram a estrutura do curso e os secretários de colegiado, tutores e professores que vão acompanhá-los na jornada.

A mesa de abertura que recepcionou os calouros reuniu a coordenadora do curso, Eliane Novato Silva, Carlos Renato Machado, coordenador do colegiado, João Valdir Alves de Souza, professor da Faculdade de Educação da UFMG, e Cirdes Lopes, membro da equipe pedagógica do Caed.

“Aproveitem ao máximo o que a universidade pode proporcionar a vocês”, conclamou João Valdir em seu discurso de boas-vindas. "Do lado de cá, vamos trabalhar muito para oferecer uma boa formação tanto no campo das ciências biológicas quanto no da educação", garantiu.

A programação do evento seguiu com aula inaugural ministrada pelo professor de Zoologia Fernando Amaral Silveira, assistida com muita atenção pelos 74 alunos que compareceram ao Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas. Durante a palestra Poder de predição, sobrevivência e classificações, foram apresentados os  aspectos fisiológicos, assimilados e comportamentos estereotipados que permitem às plantas e animais sobreviver em seus ambientes. A aula foi seguida de sessão de perguntas dos calouros.

Vida acadêmica
O entusiasmo dos alunos permaneceu na etapa seguinte do encontro, quando os calouros puderam esclarecer dúvidas sobre processos acadêmicos, recursos didáticos e ingresso em grupos de pesquisa e extensão.

A coordenadora Eliane Novato apresentou a matriz curricular do curso, composta inicialmente de matérias introdutórias, e, nos períodos mais avançados, de conhecimentos específicos de Biologia e estágios docentes.

“Nossa meta é formar um profissional que atenda os requisitos da formação do biólogo e do professor do ensino médio e fundamental, então já temos disciplinas sobre Educação já no primeiro semestre”, explicou Eliane Novato.

Desireé Antônio e Jeisy Monteiro / Caed UFMG