Calouros serão recebidos no campus Pampulha a partir de segunda-feira

Atividades de acolhimento prosseguem durante todo o mês, na Tenda Viver UFMG

Espaço montado na Praça de Serviços (edição de 2017) se tornou ambiente de convivência e interação
Tenda Viver UFMG, na Praça de Serviços: ambiente de convivência e interação Carol Prado / UFMG

Cerca de três mil novos alunos de graduação serão recebidos na próxima semana, no campus Pampulha, com programação que inclui palestras, passeios e eventos culturais. As atividades começam na manhã de segunda-feira, dia 6, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), com a aula magna Juventudes na Universidade: para viver a UFMG, que será ministrada pela professora Andréa Máris Campos Guerra, do Departamento de Psicologia.

Em seguida, haverá apresentação do Grupo de Percussão da UFMG, coordenado pelos professores Fernando Rocha e Fernando Chaib, ambos da Escola de Música.

À tarde, os calouros que tiverem feito inscrição prévia, no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), participam de passeios de ônibus a diferentes ambientes de formação complementar da Universidade: Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, Museu de História Natural e Jardim Botânico, no bairro Horto, e Estação Ecológica e Museu de Ciências Morfológicas, ambos no campus Pampulha.

Os passeios serão realizados também na quarta e na quinta-feira, em que também haverá caminhada cultural pelo campus e visita ao Jardim Mandala, na Faculdade de Educação.

Os alunos dos cursos noturnos serão recepcionados às 19h, também no CAD 1, em aula magna com o professor Rodrigo Ednilson de Jesus, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis. O tema será o mesmo da palestra proferida pela manhã – Juventudes na universidade: para viver a UFMG. Em seguida, nova apresentação será realizada pelo Grupo de Percussão da UFMG.

Acolhimento
Durante toda a semana, a Praça de Serviços do campus Pampulha será palco de apresentações culturais promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também na Praça, a Tenda Viver UFMG, da Prae, vai realizar atividades de acolhimento durante todo o mês de agosto, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h.

A Tenda consiste em espaço aberto, com cadeiras de praia, em que bolsistas da Pró-reitoria vão receber os calouros para tirar dúvidas, dar orientações e realizar atividades, como oficinas de expressão corporal, karaokê e rodas de conversa.

No dia 13 de agosto, palestra sobre Ações afirmativas na UFMG dará início à série de seminários Viver UFMG, que vai oferecer aos novos alunos, ao longo do semestre, informações sobre ações da Universidade. O evento será realizado no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), às 19h.

A programação da recepção aos calouros está disponível no site da Prae.