Institucional

Campanha arrecada recursos para criação de plataforma digital do MHNJB

Após incêndio ocorrido no ano passado, equipe do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG trabalha para reparar danos e criar plataforma on-line com dados de acervo

Modelo de camiseta, que é uma das recompensas da campanha de financiamento coletivo
Modelo de camiseta, que é uma das recompensas da campanha de financiamento coletivo Acervo da campanha

Em junho do ano passado, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG sofreu um incêndio que impactou parte significativa do acervo da instalação. Os efeitos foram maiores nas áreas de zoologia, paleontologia e arqueologia, atingindo também as cerâmicas do Vale do Jequitinhonha. Muitas peças se perderam e outras foram severamente impactadas. 

Como parte das ações de restauração e reparação, a UFMG acaba de lançar a campanha de financiamento coletivo Renasce Museu. O objetivo é arrecadar recursos para a estruturação de uma plataforma virtual, pública e gratuita, com informações e imagens detalhadas dos acervos do Museu atingidos pelo incêndio. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 19, a diretora pró-tempore do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Mariana Lacerda, professora do Instituto de Geociências (IGC), explicou que a campanha foi pensada para que a equipe do Museu consiga dar sequência ao processo de recuperação do acervo. "Esse será um trabalho que talvez deva acompanhar o Museu pelas próximas décadas. São muitas coleções afetadas e o trabalho, minucioso, vai envolver muitas pessoas e não será rápido. O projeto Renasce Museu vai permitir que a gente volte às coleções na reserva provisória, revisite cada item, fazendo uma avaliação, uma descrição e um registro fotográfico”, explicou a diretora.

É justamente esse trabalho, de descrição e registro fotográfico do acervo, que ficará disponível na plataforma on-line gratuita, que será desenvolvida com os recursos do projeto de financiamento coletivo. “A gente parte do princípio de que o incêndio não queima as histórias. As coleções do Museu contam histórias muito preciosas. Se o incêndio queimou muitos desses itens, as histórias continuam”, defendeu Mariana Lacerda.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

A campanha, que conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ficará no ar até 25 de fevereiro. A cada real arrecadado no site da iniciativa, o BNDES acrescentará mais dois reais, triplicando o valor doado.

Além do Renasce museu, também foi aprovado projeto na consulta pública realizada pela Gabinetona – experiência parlamentar de mandato coletivo desenvolvida pelo PSOL. O projeto prevê a destinação de recursos da emenda parlamentar individual na Câmara dos Deputados, para reconstrução do prédio incendiado no Museu. A obra será executada pela Pró-reitoria de Administração da UFMG (PRA). Também estão em andamento a estruturação de um segundo espaço provisório de reserva técnica e a requalificação da Reserva Técnica 2, onde se encontram as coleções lítica e cerâmica da arqueologia.

Uma amostra do trabalho de resgate das coleções danificadas pelo incêndio está documentada neste vídeo:

Produção de Flora Quaresma e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael