Coberturas especiais

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto

Em Minas Gerais, meta é imunizar 8,9 milhões de pessoas, mas, até o momento, pouco mais de um milhão de doses foram aplicadas

Pessoas com idade de 20 a 49 anos são alvo dessa fase da campanha
Pessoas com idade de 20 a 49 anos são alvo desta fase da campanha Foto: Saimon Romero/SMS PMPA / Fotos publicas / CC BY-NC 2.0

A quarta etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto, em todo o Brasil. Nesta fase, o público prioritário da imunização são pessoas de 20 a 49 anos de idade. Em Minas Gerais, a meta é imunizar 8,9 milhões de pessoas, mas, até agora, pouco mais de um milhão de doses foram aplicadas, o correspondente a uma cobertura vacinal de 11,64%. 

Desde o início de 2020, foram confirmados 21 casos de sarampo no estado. Outros 43 estão em investigação. O vírus da doença, que chegou a ser considerado erradicada do Brasil, voltou a circular no país em 2018, por causa das migrações, de viagens internacionais e da queda da imunização da população brasileira, nos últimos anos. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 4, a coordenadora estadual de Imunização, Josianne Gusmão, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, afirmou que a pandemia da covid-19 contribuiu para a baixa adesão da população à vacinação no estado. 

Outro fator foi a campanha de imunização, contra a gripe, realizada o mesmo tempo. “A campanha contra a influenza teve uma divulgação maior, e, por isso, as pessoas procuraram a vacinação. Por ser uma doença com sintomas semelhantes aos da covid-19, a gripe despertou, nas pessoas, uma atenção maior”, avaliou.

Na fase atual da campanha, o público prioritário desta fase da campanha, prorrogada até o dia 31 de agosto, são pessoas de 20 a 49 anos de idade. "O Ministério da Saúde identificou que nessa faixa etária há muitas pessoas que não foram vacinadas", explicou Josianne Gusmão.

Assim como a covid-19, o sarampo é uma doença altamente contagiosa, com transmissão de por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros e até mesmo pela respiração. Alguns sintomas podem até ser confundidos, como febre, sintomas respiratórios e tosse, por exemplo. “Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar uma unidade de saúde, para que um profissional faça o diagnóstico da patologia”, recomendou.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Para se vacinar contra o sarampo, basta procurar uma unidade básica de saúde, com ou sem cartão de vacinação. 

Produção de Alessandra Ribeiro