Notícias Externas

Campanha Janeiro Branco busca alertar para cuidados com a saúde mental

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, em 2014, a campanha tem ganhado popularidade em diversos estados brasileiros

Material de divulgação da campanha
Material de divulgação da campanha Divulgação

A fim de despertar a atenção das pessoas para a prevenção e para os cuidados com a saúde, aqui no Brasil, alguns meses do ano são dedicados a uma ou mais causas relativas à saúde pública. Assim, esses meses recebem cores que se relacionam com a causa proposta, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

E, no primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco se dedica aos cuidados com a saúde mental. Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, em 2014, a campanha tem ganhado popularidade em diversos estados brasileiros.

O Janeiro Branco convida a população a refletir e a debater questões relativas à saúde mental já que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 16% da população sofre de depressão. Mas a campanha vai além da depressão. Ela busca combater, de um modo geral, o adoecimento emocional dos indivíduos. 

A professora Maria Stella Brandão Goulart, do Departamento de Psicologia da UFMG e presidente do Sindicato dos Professores das Universidades Federais – Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), falou sobre o tema saúde mental, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 10.

Ouça a conversa com Luíza Glória 10-01-2019.mp3

Mais informações sobre a campanha podem ser consultadas no site Janeiro Branco.

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória