Saúde

Campanha de prevenção do câncer de pele recebe adesão do Hospital das Clínicas

Exames gratuitos serão realizados neste sábado

O tumor de pele é o tipo mais comum de câncer no país
Câncer de pele corresponde a 30% dos tumores malignos diagnosticados no paísFernando Frazão/Agência Brasil

Pelo quinto ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha Dezembro Laranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. O Hospital das Clínicas da UFMG aderiu à iniciativa e desenvolverá ações durante todo o verão.  

A primeira ação está marcada para este sábado, 1º de dezembro, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas voluntários brasileiros vão atender pessoas e esclarecer sobre a importância de adotar medidas preventivas. Em Minas Gerais, serão 14 postos de atendimento, entre os quais o Hospital das Clínicas, no campus Saúde, que realizará exames preventivos gratuitos das 9h às 15h. Ao todo, a ação será realizada em 132 postos, e a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

O tema da campanha desse ano é Se exponha, mas não se queime, e as ações de prevenção e conscientização se estenderão até março de 2019, por meio de atividades informativas na internet, ruas, praias e parques.

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h), utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo, procurar locais de sombra e manter boa hidratação corporal. A entidade também orienta para uso diário de protetor solar com fator de proteção 30 (mínimo), que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas ou após longos períodos de imersão na água. 

Casos no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil atingem a pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Estima-se ainda que novas ocorrências de câncer da pele não melanoma diminuíram em 10 mil casos de um biênio para o outro. 

Sugestões para quem deseja aderir à campanha: divulgar o mutirão de atendimento para diagnóstico e prevenção do câncer da pele, que ocorre neste sábado, 1º de dezembro, em todo o país, usar laços ou fitas laranjas e publicar as hashtags #DezembroLaranja e #verãolaranja nas redes sociais. A exemplo de anos anteriores, pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação participarão do movimento, vestindo a cor laranja. Monumentos também serão iluminados com a cor símbolo da campanha. 

Mais informações estão disponíveis no site da campanha.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG