Campi Saúde e Pampulha terão vacinação contra meningite C

Doses serão aplicadas nos períodos de 5 a 7 e 12 e 13 de dezembro, respectivamente

Vacina contra meningite
Vacina contra meningite estará disponível para vários grupos de pessoasFoto: Imunização/SMSA/BH

Nas duas próximas semanas, a Escola de Enfermagem da UFMG vai promover, em parceria com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, uma campanha de vacinação contra a meningite C para professores, estudantes, profissionais de saúde, servidores técnico-administrativos, funcionários terceirizados acima de 16 anos e população em geral de 16 a 30 anos.

No campus Saúde, as doses serão aplicadas nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 8h às 17h, no primeiro andar da Escola de Enfermagem (Avenida Alfredo Balena, 190). No campus Pampulha, a vacinação ocorrerá na Praça de Serviços, nos dias 12 e 13 de dezembro, das 8h às 17h. O interessado deve apresentar cartão de vacina e documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais. Nos dias dos jogos da seleção brasileira de futebol, a vacinação será encerrada às 12h.

A coordenadora da campanha, professora Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, explica que há vários agentes etiológicos que podem causar meningite, e para alguns, existem vacinas. “É uma doença que acomete todas as faixas etárias, sendo que os jovens de 10 a 29 anos são os principais portadores do agente etiológico, ou seja, podem ser hospedeiros da bactéria; as crianças menores de 5 anos, por sua vez, são as mais acometidas”, explica.

Incidência, sequelas e sintomas
No Brasil, cerca de três mil pessoas adoecem todos os anos, e, em Belo Horizonte, a incidência da doença chega a 8/100 mil pessoas. “É uma enfermidade grave que está entre as 10 principais causas de morte entre as doenças transmissíveis. Ela também pode deixar sequelas neurológicas. Os principais sinais e sintomas são febre, cefaleia, vômitos, rigidez na nuca, sonolência, torpor, prostração, mal-estar geral e convulsão”, enumera Sheila Lachtim.

O levantamento mais atualizado da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, apurado até 24 de outubro, mostra que, em 2022, houve 119 notificações da doença, com 82 casos confirmados.

Rosânia Felipe | Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem