Evento 'O Campo no Campus' reúne mais de 300 pessoas em Montes Claros

Oficinas gratuitas foram ministradas no último sábado no Instituto de Ciências Agrárias

Raniele na oficina de panificação:
Raniele Santos na oficina de panificação: profissionalizaçãoAmanda Lelis / UFMG

Hortas urbanas, boas práticas para a produção de alimentos artesanais, produção de mudas de espécies florestais nativas. Esses foram alguns dos temas das oficinas realizadas no último sábado, dia 8 de junho, no campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. As atividades eram parte das 32 oficinas oferecidas na terceira edição de O Campo no Campus.

Durante todo o dia, a Universidade recebeu mais de 300 pessoas para atividades gratuitas, práticas e teóricas, sobre diversos temas na área das Ciências Agrárias. O diretor do ICA, professor Leonardo David Tuffi Santos, destaca que o evento é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento regional. “A UFMG tem papel importante no Norte de Minas, porque, além de produzir conhecimento engajado com as temáticas regionais de importância para a sociedade, também leva isso à prática", analisou. E acrescentou: "A UFMG tem grande número de pesquisas, patentes e trabalhos publicados dentro do Brasil. É importante que esse conhecimento chegue até a sociedade, onde está quem realmente precisa dele. Esse evento aqui no Norte de Minas nos aproxima um pouco dos produtores rurais, dos estudantes de ensino médio e fundamental, dos técnicos, das pessoas que têm algum vínculo com a área rural", ressaltou.

Com as mãos sujas de terra
Raniele Leite Santos trabalha como autônoma, com produção de bolos para comercialização. No evento, ela participou da oficina de elaboração de produtos de panificação. “Eu queria me profissionalizar mais, participei da oficina para aprender mais um pouquinho. Todos os sábados vendo meus bolos no mercado central. Achei uma oportunidade muito boa, principalmente para o mercado, e acredito que participar desses cursos pode me ajudar”, contou.

Estudantes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola privada de Montes Claros sujaram as mãos de terra, pondo em prática o que aprenderam na oficina de hortas urbanas. Simone Gomes, coordenadora pedagógica da escola, explicou que a iniciativa contribui para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Temos uma atividade que se chama ‘O que cabe no meu mundo’, e essa turma está desenvolvendo um projeto sobre alimentação saudável. A oficina agrega muito, discutimos com eles a importância de montar cardápios com alimentos livres de agrotóxicos, e surgiu a ideia de participar dessa oficina. É uma proposta muito interessante, na qual a teoria está bem alinhada com a prática", elogiou.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros