Arte e Cultura

Campus Montes Claros estreia projeto 'Intervalo Cultural' nesta quarta

Show d'A Outra Banda da Lua marca chegada do Muitas Culturas nos Campi ao Norte de Minas

Natural de Montes Claros, A Outra Banda da Lua representa a diversidade cultural na música através da mesclagem entre diversos estilos retrôs e contemporâneos
Natural de Montes Claros, A Outra Banda da Lua mescla estilos retrôs e contemporâneos Thiago Botelho

A Outra Banda da Lua se apresenta no dia 23 de maio, às 12h, no gramado do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. O show marca a estreia do  Intervalo Cultural, projeto da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG cuja proposta é oferecer um espetáculo artístico todo mês, durante o período letivo. O show é gratuito e aberto também ao público externo.

A iniciativa visa contemplar as mais diferentes manifestações culturais, como performances de dança e teatro, apresentações musicais de diferentes estilos e stand up. “Queremos promover a cultura local e a integração entre o ambiente acadêmico e a população de Montes Claros”, afirma a coordenadora do projeto, Daiane Coutinho.

As apresentações ocorrerão sempre na última quarta-feira de cada mês, no intervalo entre os turnos matutino e vespertino, possibilitando à maioria dos estudantes o contato com as artes e a cultura.

A partir do segundo semestre, a seleção das atrações se dará por meio de chamadas públicas à comunidade do Norte de Minas. “Vamos fazer um levantamento prévio de artistas locais, divulgar o Instituto de Ciências Agrárias e trazer a população para dentro do campus Montes Claros, ao mesmo tempo que mostramos à comunidade acadêmica a identidade cultural da cidade”, explica Daiane. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2101-7754.

A Outra Banda da Lua
Natural de Montes Claros, o grupo representa a diversidade na música por meio da mescla de diversos estilos retrôs e contemporâneos, como mangue beat, tilelê, black music pop e música vanguardista paulistana. Desde 2015, a banda tem aparecido com destaque na região.

Com inspiração em Gal Costa, Jorge Ben, Jorge Mautner, Raízes, Novos Baianos, Tom Zé, o grupo mistura ritmos e harmonias à singularidade dos vocais de Marina Sena. No repertório, composições dos próprios integrantes: Edson Lima (guitarra), Mateus Sizílio (bateria), Matheus Bragança (baixo) e o multi-instrumentista André Oliva.

Muitas Culturas nos Campi
O projeto Muitas Culturas nos Campi é uma realização da DAC, com o objetivo de promover a articulação, interação e interlocução dos espaços culturais e das ações artísticas da UFMG. A programação, gratuita e de qualidade, é apresentada em forma de circuito nas diversas unidades. A ideia é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica.

São realizados espetáculos, oficinas, cursos e minicursos, palestras, exposições, instalações, residências artísticas, ciclos de debates, entre outros formatos. Há espaço para diferentes linguagens – teatro, dança, música, poesia, performances, intervenções – e grupos, incluindo os de segmentos historicamente excluídos.

O Muitas Culturas nos Campi é composto de sete séries: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde (ambos no campus Pampulha), Quinta Cultural (campus Saúde, Baixo Centro En(Cena) (Centro Cultural UFMG), Multiverso (Espaço do Conhecimento UFMG), Perspectiva (Conservatório UFMG) e Intervalo Cultural (Montes Claros). Todas as atividades são abertas à comunidade externa.

Com Assessoria de Comunicação da DAC