ICA lança biofábrica com foco em mudas e melhoramento genético

Projeto deve beneficiar 1,5 mil famílias da região de Montes Claros, com envolvimento de estudantes e professores

Biofábrica contará com estufas, viveiros e laboratórios, entre outras instalações Demerson Sanglard / UFMG

Uma biofábrica com foco em biotecnologia, melhoramento genético de espécies vegetais e produção de mudas agrícolas será lançada nesta segunda-feira, dia 13, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. O empreendimento é uma parceria da UFMG e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) do Governo Federal e vai abrigar atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

As atividades da biofábrica, que já são desenvolvidas em um laboratório do campus Montes Claros, serão ampliadas em sua estrutura física e laboratorial e atividades de campo. Com investimentos de R$1,34 milhão do governo federal, o projeto prevê a construção de laboratório, estufas, viveiros, área de preparo de insumos, entre outros espaços, e ocupará área de cinco mil metros quadrados ao lado do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias. As obras iniciam-se no próximo ano, e a expectativa é que estejam concluídas até o fim de 2018.

A biofábrica também contará com aporte de equipamentos e instrumentos como autoclaves de grande porte, usados para esterilização, câmara de fluxo laminar, que serve para a manipulação e trabalho com as mudas, e incubadoras para o crescimento vegetal, entre outros.

De acordo com o professor Demerson Sanglard, coordenador técnico do projeto e professor do ICA, um dos objetivos da biofábrica é integrar professores, estudantes e produtores rurais em uma troca de saberes entre universidade e comunidades tradicionais, de forma a impulsionar a produção da agricultura familiar da região Norte do Estado.

Mudas produzidas na biofábrica chegarão ao mercado livre de doenças
Mudas produzidas na biofábrica chegarão ao mercado livre de doenças Demerson Sanglard / UFMG

Benefícios

Demerson destaca que cerca de 1,5 mil famílias da região serão diretamente beneficiadas com a oferta de mudas de espécies agrícolas nativas e de interesse no mercado regional, como banana, palma forrageira, mandioca e alho, além do apoio técnico aos agricultores. “O objetivo é proporcionar a elas condições para aumento da renda e melhoria na segurança alimentar”, afirma o professor. Ele destaca que assessoria técnica aos produtores vai possibilitar a elaboração de diagnósticos focados nas relações entre plantas, solo e clima, a formulação de estratégias de combate a pragas e a realização de análises socioeconômicas.

O ambiente também funcionará como laboratório de apoio às atividades de graduação e pós-graduação, no qual os alunos poderão desenvolver aulas práticas e pesquisas científicas. Uma das principais atividades será o desenvolvimento de mudas vegetais em laboratório. “Comparado ao sistema convencional, o cultivo em  laboratório tem inúmeras vantagens, como a produção em grande escala em curto espaço de tempo, o que resulta em uniformidade de desenvolvimento da muda e produtividade até 30% superior. Outro fator importante é que as mudas chegam ao campo livres de pragas e doenças”, afirmou Demerson.

O lançamento da biofábrica será às 14h, no auditório do Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias (Avenida Universitária, 1.000, Bairro Universitário, Montes Claros-MG).

Amanda Lelis