Campus Montes Claros sedia encontro sobre avaliação de cursos

Apresentação dos Núcleos Estruturantes Docentes é um dos destaques da programação

Entrada no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros
Entrada no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros Lucas Braga / UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, recebe nesta terça-feira, dia 26, o 1º Encontro CPA & ICA: avaliação dos cursos de graduação, promovido pela Comissão Própria de Avaliação e pela Diretoria de Avaliação Instituciona (DAI).

O evento, que reunirá integrantes da CPA, da DAI e membros dos colegiados de cursos e dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs), começa às 10h com uma discussão sobre o papel dessas instâncias. “Haverá uma apresentação de cada NDE, na qual cada representante poderá descrever suas atividades, práticas, experiências e desafios. Será um importante momento de troca de experiências entre eles”, projeta a professora Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional da UFMG.

Assessoramento
A função dos NDEs é assessorar os colegiados em relação aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), propondo mudanças e aperfeiçoamentos. Já aos colegiados cabe tratar de questões administrativas e deliberar sobre essas alterações propostas pelos núcleos estruturantes. Segundo Viviane Birchal, o ideal é que os componentes dos NDEs e dos colegiados não sejam os mesmos, exceto nos casos dos coordenadores, que, por resolução, precisam participar das duas instâncias, até mesmo para estabelecer uma ponte entre elas.

No período da tarde, a partir das 14h, haverá discussões sobre processos de avaliação e renovação de reconhecimento de curso. Veja a programação. No início de outubro, um encontro com finalidade semelhante foi realizado no campus Pampulha.