Campus Montes Claros terá conferência e atividades de recepção aos calouros

Na segunda-feira, 27, Carlos Alberto Araújo, da ECI, falará sobre o tema ‘Universidade, cidadania e democracia’; programação segue até 5 de abril

Entrada principal do campus Montes Claros, que sedia o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) Foto: Lucas Braga | UFMG

A programação de recepção aos calouros do primeiro semestre 2023 chega ao campus Montes Claros na próxima semana. Na segunda-feira, 27 de março, será a vez de os novos estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG assistirem à conferência Universidade, cidadania e defesa da democracia. A atividade, que ocorre no auditório do Bloco C, terá abertura do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, que será o responsável pela mensagem de acolhida aos novos estudantes da UFMG.

A conferência principal será ministrada pelo professor Carlos Alberto Ávila Araújo, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação (ECI). O docente é membro da Comissão do Programa de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, lançado pela UFMG em setembro de 2022, associado ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa comissão também fazem parte os professores do Departamento de Comunicação Social Carlos d’Andrea e Geane Alzamora, que ministraram as conferências desta semana no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Carlos Alberto Araújo explica que, ao longo da exposição, pretende abordar diferentes conceitos e fenômenos relacionados com a desinformação na contemporaneidade. Entre os termos que serão trabalhados, elenca o pesquisador, estão fake news, fake science, negacionismo científico, testemunhais falsos (narrativas falsas produzidas por pessoas comuns), teorias da conspiração, discursos de ódio, pós-verdade e infodemia.

"Meu objetivo principal é explicitar as diferenças entre esses diferentes conceitos, porque muitas vezes as pessoas falam dessas questões, tomando os termos como sinônimos ou como intercambiáveis. Mas, se existem termos distintos, é porque são de fato diferentes. Fake news não é a mesma coisa que pós-verdade, que não é a mesma coisa que teoria da conspiração. São essas diferenças que eu pretendo explicitar durante a apresentação”, explica.

Auditório do Bloco C do ICA recebe atividades
Auditório do Bloco C do ICA sediará atividades Foto: Lucas Braga | UFMG

Sistemas peritos em xeque
Na apresentação, Carlos Alberto Araújo, que foi diretor da ECI de 2014 a 2017, vai explorar também as formas por meio das quais as práticas de desinformação atuam para a destruição de um sistema de confiança construído pela atuação dos chamados “sistemas peritos” – como a ciência, os institutos de pesquisa e as regulamentações profissionais.

"Pretendo apresentar um panorama dos conceitos relacionados à desinformação e demonstrar como eles se relacionam, partindo da discussão proposta pelo sociólogo inglês Anthony Giddens sobre a constituição da modernidade, considerando o papel dos sistemas peritos na construção de um sistema de confiança que embasa a decisão das pessoas em ações do dia a dia, como ir ao médico, construir uma casa, fazer uma terapia”, explica.

Outras atividades
Após a conferência inicial, os estudantes vão assistir a uma explanação da pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFMG, Shirley Miranda, sobre a Política de Permanência Estudantil. Na sequência, haverá exposição focada na assistência estudantil, a cargo de representante da Fump.

A programação de recepção no turno noturno, também no auditório do Bloco C do ICA, terá início às 19h, com apresentação musical. A atividade terá ainda mensagem da direção do ICA (Helder dos Anjos Augusto, diretor, e Alcinei Místico Azevedo, vice-diretor) e dos coordenadores do curso de Administração (Theles Costa, coordenador, e André Luiz Athayde, subcoordenador).

Programação de recepção inclui passeios pelo campus Montes Claros
Recepção terá passeios pelo campus Montes Claros Foto: Lucas Braga | UFMG

A programação de recepção aos calouros em Montes Claros segue até 5 de abril, com passeios, caminhadas, oficinas e rodas de conversa. A lista das atividades, com seus respectivos locais e horários, está no site Viver UFMG, guia que reúne informações básicas destinadas aos calouros.

Hugo Rafael