Notícias Externas

UFMG abriga evento da Fapemig sobre programas de apoio a ideias inovadoras

Chamada Tríplice Hélice e o Programa Centelha são iniciativas inéditas da agência de fomento

...
Procedimento de pesquisa na Faculdade de Farmácia: novas oportunidades para iniciativas empreendedorasFoca Lisboa / UFMG

O campus Pampulha vai abrigar na próxima quinta-feira, 24, evento promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) para apresentar duas iniciativas inéditas de apoio a ideias inovadoras. A Chamada Tríplice Hélice: Interação Governo–ICT– Empresa e o Programa Centelha estão em sua primeira edição. O objetivo central da agência mineira é fomentar a interação de universidades e empresas.

Por meio da Tríplice Hélice, que conta com R$ 60 milhões para investimento, a Fapemig pretende transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado. A chamada foca em tecnologias que já sejam objeto de requisição de proteção intelectual, no Brasil e/ou no exterior.

De acordo com o presidente da Fundação, Evaldo Vilela, há entre 1.600 e 1.800 patentes e registros nas universidades e institutos de pesquisa mineiros. “Queremos que os empresários as conheçam e se interessem em usá-las, pois, dessa forma, é possível levar o conhecimento que está na gaveta para o mercado. Afinal, uma patente só tem valor quando vira algo que ajude as pessoas”, diz. As propostas devem ser enviadas por meio do sistema Everest até o dia 4 de novembro. Saiba mais.

O Programa Centelha, por sua vez, vai estimular a criação de empreendimentos com base na geração de novas ideias. O público-alvo é formado por pesquisadores e empreendedores com uma ideia de base tecnológica que já se encontre na etapa de inovação, mas que não têm recursos para levá-la à prática. A Chamada, que distribuirá valor total de R$ 1 milhão, recebe propostas até 30 de outubro. Saiba mais.

O workshop terá início às 9h30, no auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD 3).

A Fapemig já realizou encontros na Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Com Assessoria de Comunicação da Fapemig