Campus Pampulha abriga exposição sobre violência política no Brasil

Mostra de fotografias que será aberta na segunda-feira cobre acontecimentos que vão do fim do Império até o início do regime militar

Guerra do Contestado: vaqueanos da Serraria Lumber, em Três Barras (SC), em 1915 Coleção Jandira Jansson / Instituto Moreira Sales

A história do Brasil sempre foi marcada por conflitos, e eles contribuíram decisivamente para moldar a identidade do país. Parte significativa dessa trajetória é resgatada pelos registros fotográficos da exposição itinerante Conflitos: fotografia e violência política no Brasil 1889-1964, que será aberta nesta segunda-feira, 28, ao lado do Restaurante Setorial I, no campus Pampulha.

Instalada em um caminhão-museu, Conflitos poderá ser visitada até sexta-feira, 1º de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Guias ficarão à disposição do público para orientar e tirar dúvidas.

A exposição é resultado da parceria do Projeto República, da UFMG, com o Instituto Moreira Salles e conta com apoio do Governo de Minas Gerais. Conflitos tem curadoria de Heloisa Espada e consultoria de Heloisa Starling, professora do Departamento de História da UFMG, Ângela de Castro Gomes, da Universidade Federal Fluminense, e Ângela Alonso, da Universidade de São Paulo.

A mostra itinerante é uma adaptação da exposição que passou pelo Instituto Moreira Salles em São Paulo e no Rio de Janeiro. As imagens revelam um Brasil que contrasta com o estereótipo de um país pacífico.

Catálogo
Em março de 2018, a UFMG sediou o lançamento do catálogo da exposição. O volume reúne 338 fotografias de autores conhecidos, como Juan Gutierrez e Flávio de Barros, e de fotógrafos anônimos. Assista ao vídeo veiculado pelo Instituto Moreira Salles sobre a abertura da mostra na capital fluminense.