Pesquisa e Inovação

​Campus Pampulha sedia simpósio científico sobre patrimônio cultural

Evento é promovido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, presidido no Brasil por professor da UFMG

Casa do Baile, parte do conjunto moderno da Pampulha, em Belo Horizonte
Casa do Baile, parte do conjunto moderno da Pampulha, em Belo Horizonte Manoel Marques / Imprensa MG

O Icomos Brasil, seção nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, realiza no campus Pampulha, com apoio da UFMG, seu Simpósio Científico 2018, segunda edição desse evento anual, que é um dos mais importantes fóruns de discussão sobre o patrimônio cultural no país. O simpósio foi iniciado na manhã desta quarta, 25, e segue até o próximo dia 28.

A cada ano, além de abordar os fundamentos do tema, o evento se debruça sobre um aspecto específico. Em 2018, palestras e debates tratam do desafio da preservação do patrimônio moderno, representado, no caso do Brasil, por conjuntos como o da Pampulha e o de Brasília. O Icomos Brasil é presidido pelo professor Leonardo Castriota, da Escola de Arquitetura da UFMG, que é também vice-presidente da entidade, no âmbito internacional. Castriota abriu o simpósio, na manhã de hoje.

O tema central do simpósio será tratado diretamente pela arquiteta e professora Maria Eugenia Bacci, da Universidad Central de Venezuela e expert do Icomos naquele país. Entre outras participações, o evento vai contar com conferência do antropólogo Antônio Augusto Arantes, ex-presidente do Iphan e atual vice-presidente do Comitê para o Patrimônio Imaterial do Icomos – ele vai falar do patrimônio para as novas gerações – e da psicóloga social Graciela Motta, professora da Universidad Autónoma de México (Unam) e presidente da seção do Icomos naquele país.

Outras informações estão disponíveis no site do evento.