Institucional

Campus Pampulha interrompe temporariamente coleta de resíduos recicláveis

Recolhimento de resíduos feito pela SLU no posto em frente à EBA está mantido

Coletor de material reciclável no campus Pampulha:
Coletor de material reciclável no campus Pampulha: volume de lixo reciclado caiu durante a pandemiaArquivo DGR

O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-reitoria de Administração (PRA) da UFMG, suspendeu temporariamente a coleta dos resíduos recicláveis destinados às cooperativas de catadores, em razão do recrudescimento da pandemia em Belo Horizonte, que apresenta elevada incidência de novos casos de covid-19 e colapso dos serviços de saúde.

Segundo Ricardo Augusto Sales, chefe da Divisão de Gestão de Resíduos (DGR), a medida vai ao encontro da decisão da UFMG de voltar à etapa zero do Plano de retorno das atividades presenciais não adaptáveis ao modo remoto, tomada em 12 de março. “Como poucas pessoas estão frequentando o campus, a quantidade de resíduo reciclado já havia diminuído bastante nas últimas semanas. Além disso, queremos preservar os servidores que trabalham nessa atividade", justifica.

Apesar de a coleta realizada pela Universidade estar suspensa, fica mantido o trabalho de recolhimento de resíduos no posto em frente à Escola de Belas Artes (EBA), a cargo da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Os pontos de descarte de pilhas também continuam funcionando. “Pedimos que as unidades da UFMG ensaquem e descartem o resíduo reciclável junto com o resíduo comum. As coletas serão retomadas assim que for possível", informa Ricardo Sales.