Arte e Cultura

Caminhão-museu que conta a história do Brasil rural volta à UFMG

Exposição combina rigor acadêmico, linguagens acessíveis e ferramentas pedagógicas atrativas

Na estrada desde 2013, museu itinerante já teve cerca de 50 mil visitantes
Na estrada desde 2013, museu itinerante já recebeu cerca de 50 mil visitantes Bruno Figueiredo

De 5 a 9 de março, a UFMG recebe a exposição itinerante Sentimentos da terra, que percorre o país em um caminhão museu carregado de histórias do campo e de sua gente. O ambiente promove debates e resgata personagens e acontecimentos muitas vezes esquecidos, além de fornecer repertórios em várias áreas do conhecimento, como história, geografia e literatura.

O conteúdo do projeto conjuga rigor acadêmico, linguagens acessíveis e ferramentas pedagógicas atrativas. Utilizando fontes históricas variadas, como o cinema, a canção, a fotografia e a literatura, o caminhão é capaz de mobilizar públicos de idades e formações variadas. 

Entre seus ambientes e atividades, estão duas salas de cinema, cada uma com capacidade média de 15 pessoas e projeção em blu-ray; o Espaço da Imaginação, com seis computadores conectados à internet, mesa de leitura e mais de 500 livros sobre arte, fotografia, geografia, história, costumes e tradições; tela interativa com seleção de reportagens atuais sobre o interior do Brasil; a Galeria Grandes Personagens, com o perfil de oito figuras-ícone da história do campo brasileiro.

No museu itinerante, há também contadores de histórias, tenda e cenários com roupas temáticas de época, que possibilitam aos visitantes tirar fotos vestidos como personagens da história brasileira, e karaokê com canções de temática rural.

O projeto é resultado da pesquisa realizada por equipe de pesquisadores da UFMG, com curadoria do Projeto República, coordenado pela professora Heloísa Starling, do Departamento de História da Fafich. O projeto visual, a museografia e a realização dos vídeos de animação foram coordenados pelo artista gaúcho Gringo Cardia.

A exposição itinerante tem entrada gratuita e pode ser visitada de manhã e à tarde, em frente ao gramado da Reitoria.  

Na estrada
Desde março de 2013, o caminhão museu já percorreu 16 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Jequitibá, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Chapada Gaúcha, Caxambu e Diamantina (Minas Gerais); Limeira, Araçoiaba da Serra e São Paulo (São Paulo); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Salvador (Bahia); Goiânia (Goiás); Brasília (Distrito Federal); Mossoró (Rio Grande do Norte); Marabá (Pará). Nesses cinco anos, cerca de 48 mil pessoas acompanharam as atividades do museu.

Recentemente, o projeto conquistou o terceiro lugar na Categoria I do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, que reconhece práticas de ação educativa em museus e instituições afins.