Campus Saúde lança cartilha para orientar calouros com deficiência

Publicação integra projeto de apoio à inclusão e promoção da acessibilidade

Andressa Marques, aluna de Nutrição da UFMG e idealizadora da iniciativa de inclusão
Andressa Marques, aluna do curso de Nutrição e idealizadora da iniciativaArquivo pessoal

A equipe do projeto de extensão Promoção da inclusão social e da acessibilidade de pessoas com deficiência no campus Saúde da UFMG produziu uma cartilha dedicada a acolher e orientar os novos alunos.

A iniciativa é da estudante Andressa Regina Marques, do sexto período do curso de Nutrição. Ela ressalta os desafios de ser aluna com deficiência em uma sociedade capacitista e que precisa lutar para ocupar espaços acadêmicos. “Os alunos com deficiência que estão entrando agora precisam entender que não estão sozinhos. Locais já foram adaptados, o assunto já virou pauta em todos os setores da UFMG, e as conquistas estão vindo. Acolher esses estudantes significa evitar a evasão que, infelizmente, ainda ocorre. Nessa cartilha, apresentamos ferramentas que todos podem usar, independentemente da condição de deficiência”, enfatiza Andressa.

Sobre o projeto
Coordenado pela diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Maria Soares, e idealizado pela servidora técnico-administrativa da secretária geral Fernanda Costa Silva, o Projeto de apoio à inclusão e promoção à acessibilidade pretende difundir uma cultura de inclusão social nos diferentes ambientes do campus Saúde.

O projeto conta também com a participação das professoras Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Sônia Nunes Viana, dos servidores técnico-administrativos Tamara Carneiro Medeiros de Souza, Ismael Isac Pereira Pinto e Jailton Roberto Guimarães e das bolsistas Andressa Marques e Vitória Melo.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem