Extensão

Câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens no Brasil

Desde 2008, campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre importância de prevenção e diagnóstico precoce da doença

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele (não melanoma). Desde 2008, a campanha Novembro Azul tem promovido a conscientização acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, cujo risco de surgimento aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. A boa notícia é que a detecção na fase inicial possibilita que o tratamento tenha sucesso em 90% dos casos.

“O câncer de próstata, no início, é uma doença silenciosa. Estamos registrando, no Brasil, mais de 60 mil casos anuais, e é um tumor que mata se detectado em uma fase mais avançada, o que ocorre em cerca de 25% dos casos. A mortalidade chega a 14 mil homens por ano no país”, alertou André Márcio Murad, professor do Departamento de Clínica Médica e coordenador da disciplina de Oncologia, na Faculdade de Medicina da UFMG, em entrevista ao Programa Conexões desta terça-feira, 21 de novembro.

ouca-a-conversa-com-alessandra-ribeiro-21-11-2017.mp3

Outras informações podem ser consultadas no site da campanha Novembro Azul.

Câncer de próstata: detecção na fase inicial aumenta chance de cura
Câncer de próstata: detecção na fase inicial aumenta chance de cura Reinaldo Carvalho/ALES / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2hSapAW