Notícias Externas

Candidatos contam como foi a preparação para o Enem 2020 em ano marcado pela pandemia

Para alunos de escolas particulares, a adaptação ao ensino remoto foi rápida, já para os estudantes instituições públicas, o processo foi mais lento

Euquiara Gonçalves da Cruz
Euquiara Cruz: preparação para o Enem foi por celularArquivo pessoal

Com o coronavírus, o ano letivo de 2020 não foi o mesmo para todos. Enquanto as escolas particulares, com mais recursos, se adaptaram rápido às aulas remotas; nas escolas públicas, o processo foi mais lento e alguns estudantes só vão conseguir se formar no ensino médio já neste ano de 2021. A pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, realizada em julho do ano passado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), mostrou que 50% dos estudantes pensaram em desistir da prova.

A pandemia virou de cabeça pra baixo a rotina dos estudantes. Saíram de cena as tradicionais aulas presenciais e entraram em campo as aulas por aplicativos e pela televisão que, muitas vezes, competem com as distrações e as tarefas do ambiente doméstico. O lado emocional, como estresse e a ansiedade, e dificuldades de organização dos estudos também são alguns dos problemas relatados pelos candidatos.  Na terceira reportagem da série especial sobre o Enem 2020, a Rádio UFMG Educativa ouviu estudantes de diferentes perfis que contam como foi a preparação para a prova em meio à pandemia.

Ouça a reportagem 3 da série especial sobre o Enem 2020

Amanhã, a quarta reportagem da série sobre o Enem 2020 discute como a pandemia pode agravar desigualdades sociais.  A primeira reportagem discute a data da prova e a segunda, fala sobre as medidas sanitárias adotadas pela organização e traz dicas para os candidatos evitarem a contaminação pelo coronavírus durante o Exame.