Notícias Externas

Cantora Lívia Itaborahy apresenta show on-line em tributo a Mercedes Sosa

Artista argentina, conhecida por dar voz aos sem voz na América Latina, teria completado 85 anos em 2020

Lívia Itaborahy, em apresentação que faz tributo a Mercedes Sosa
Lívia Itaborahy, em apresentação que faz tributo a Mercedes Sosa Divulgação

Considerada uma das maiores vozes da América Latina, a argentina Mercedes Sosa teria completado, no mês passado, 85 anos de vida. A artista, que nasceu na capital da província de Tucumã, na Argentina, em julho de 1935, morreu em 2009, deixando um legado inestimável para a música mundial. 

Com canções conhecidas pelas fortes raízes na música folclórica argentina, Mercedes Sosa foi tornou uma das vozes expoentes do Nueva canción, movimento musical que surgiu na América Latina na década de 1960, marcado por canções com forte denúncia social e que incorporavam elementos do folclore musical latino-americano. 

La Negra, como era chamada pelos fãs, por causa da ascendência ameríndia, é ainda hoje reconhecida como "a voz dos sem voz". No próximo sábado, 29, o legado musical de Mercedes Sosa é tema do show on-line Soy Sosa, apresentado pela cantora e compositora Lívia Itaborahy. No tributo a Mercedes Sosa, a artista revisita parte do repertório da cantora argentina, ao som do piano de Christiano Caldas.

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, Lívia Itaborahy falou sobre sua relação com Mercedes Sosa e também sobre alguns detalhes da apresentação de sábado. A entrevista foi ao ar nesta quinta-feira, 27.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Com duração de uma hora, o show começa às 20h, e pode ser assistido pelo canal da Casa Outono Café e Cultura no Youtube. A carreira e a agenda de Lívia Itaborahy podem ser acompanhadas no Facebook e no Instagram

Produção de Hugo Rafael