Internacional

Capes-PrInt UFMG já recebe inscrições para quatro opções de mobilidade internacional

Serão concedidas bolsas para doutorado-sanduíche no exterior, professor visitante e pós-doutoramento

v
Vista para o prédio da Reitoria, no campus Pampulha: UFMG receberá pesquisadores de perfil sênior do exterior para ministrar cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais de curta duraçãoEwerton Martins Ribeiro | UFMG

Estão abertas, até 4 de abril, as inscrições para as mobilidades previstas nas chamadas internas do programa Capes-PrInt UFMG. Os editais estão publicados no site da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG). O resultado final dos processos seletivos será divulgado até 12 de julho.

As quatro opções de mobilidade, que deverão ocorrer no período de outubro de 2021 a março de 2022, são as seguintes:

Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE): bolsas de estágio em pesquisa de doutorado. Duração: de seis a 12 meses

Professor Visitante Júnior/Sênior no Exterior (PV no exterior): bolsas para que docentes em efetivo exercício na UFMG realizem estudos avançados no exterior após o doutorado. Duração: de seis a 12 meses

Professor Visitante do Exterior (PVE): bolsas para professores pesquisadores de perfil sênior, atuantes e residentes no exterior, para ministrar cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais de curta duração na UFMG. Duração: 15 dias

Pós-doutorado com Experiência no Exterior (PDEE): bolsas para que pesquisadores doutores com experiência no exterior atuem nos programas de pós-graduação da UFMG, em todas as áreas do conhecimento. Duração: 12 meses (com possibilidade de duas renovações, totalizando 36 meses).

Continuidade
Segundo o pró-reitor de pós-graduação da UFMG, Fábio Alves, a campanha de vacinação contra a covid-19 em escala global traz esperanças de que as mobilidades sejam retomadas ao longo de 2021. “Isso possibilitará que o processo de internacionalização da pós-graduação tenha continuidade, reforçando a trajetória de excelência da instituição e de seu sistema de pós-graduação", avalia.

O Programa Capes-PrInt viabiliza projetos de internacionalização de universidades e institutos de pesquisa do Brasil por meio da promoção da mobilidade de docentes e discentes, de forma a fomentar a transformação dessas instituições em ambientes internacionais.

O programa contribui para a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições participantes nas áreas do conhecimento por elas priorizadas e estimula a formação de redes internacionais de pesquisa capazes de potencializar ganhos de qualidade da produção acadêmica por meio da pós-graduação.

Na UFMG, o programa se estrutura em quatro eixos: Sustentabilidade, manejo de risco e governança, Novas tecnologias e fronteiras da ciência, Saúde e bem-estar e Direitos humanos.