Pesquisa e Inovação

Caráter interdisciplinar das neurociências será discutido no campus Pampulha

Congresso reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros

Ilustração da visão lateral de um cérebro humano, na qual são destacados o hipocampo e outras características neuroanatômicas, extraída do livro 'Gray's Anatomy' (1918)
Ilustração da visão lateral de um cérebro humano, na qual são destacados o hipocampo e outras características neuroanatômicas, extraída do livro 'Gray's Anatomy' (1918) Henry Gray/Domínio Público

Com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Programa de Pós-Graduação em Neurociências promove, de 27 a 29 de agosto, o Evento Satélite da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNEC): Shades of interdisciplinarity in Neuroscience. O objetivo é discutir temas de ponta que estão na fronteira entre as neurociências e outras áreas com as quais mantém interface. 

Entre os convidados estão o professor Brian Mathur, da Faculdade de Medicina  da University of Maryland (EUA), a professora Lisa M. Savage, do Departamento de Psicologia da Binghamton University (EUA), e o professor Mark S. Shapiro, do Departamento de Fisiologia da University of Texas Health San Antonio (EUA). Os três últimos farão, respectivamente, as duas palestras de abertura e a de encerramento com tradução simultânea.

A cerimônia de abertura do evento começa às 8h30 no dia 27 de agosto. Além das palestras dos pesquisadores norte-americanos, a cerimônia contará com a apresentação musical do grupo Toca de Tatu, formado por estudantes da Escola de Música da UFMG, e marcará as comemorações dos 50 anos do Programa de Graduação em Bioquímica e Imunologia da UFMG.

A programação da manhã do dia 27, no auditório da Reitoria, é aberta ao público. As atividades dos dias 27 (tarde), 28 e 29 de agosto, que abordarão temas científicos em mesas-redondas, três palestras e um painel, terão lugar no auditório 1 da Face e requer inscrição prévia. As inscrições podem ser feitas no site da Fundep, com desconto para quem se cadastrar até amanhã, 17 de agosto. A programação completa (em inglês) está disponível no site do evento.