Arte e Cultura

Carlos Herculano Lopes abre hoje série de encontros com autores literários

Bate-papo, promovido pelo Acervo de Escritores Mineiros, será realizado na Biblioteca Central

Carlos Herculano Lopes é o primeiro convidado do Encontro Marcado
Carlos Herculano Lopes é o primeiro convidado do Encontro Marcado Divulgação

O Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, em parceria com o Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC) e o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras, promove o Encontro Marcado com Carlos Herculano Lopes, nesta sexta-feira, às 18h, na Biblioteca Central. Com nome inspirado na obra de Fernando Sabino, o evento visa promover bate-papos mensais com escritores de diversos gêneros sobre o ofício literário.

Convidado da primeira edição da série, Carlos Herculano Lopes, que tem seu fundo de obras sob a guarda do Acervo de Escritores Mineiros, abordará sua experiência literária, influências que recebeu ao longo da vida e o vínculo que mantém com outros escritores cujas obras também ocupam o acervo.  O bate-papo ocorrerá no espaço Laboratório do Escritor, que recria o ambiente de criação de Lopes e de outros autores cujas obras são mantidas no acervo. A mediação será feita pelo pesquisador Kaio Carmona, residente pós-doutoral em estudos literários.

Um dos organizadores do Encontro Marcado, Marcelo Paolinelli explica que o evento foi criado para dar mais visibilidade ao acervo e apresentar seu potencial para pesquisa, extensão e visita educacional. “A partir do semestre que vem, o Encontro Marcado será realizado mensalmente. Convidaremos escritores mineiros e de outros estados para bate-papos sobre o universo literário na contemporaneidade, sobre o ofício de escritor e suas experiências", antecipa.

A conversa aberta ao público acontece no espaço museográfico do Acervo de Escritores Mineiros, no terceiro andar da Biblioteca Central da UFMG. Mais informações estão disponíveis no evento no Facebook.

Sobre o escritor
Carlos Herculano Lopes nasceu em Coluna, interior de Minas Gerais, em 1956. Romancista, contista, cronista e jornalista, atuou por muitas décadas como repórter e redator especializado em literatura do jornal Estado de Minas, onde também foi cronista. A partir da década de 1980, construiu sólida carreira como escritor. Publicou diversos livros e recebeu distinções importantes: Prêmio de Literatura Cidade de Belo Horizonte (1982), Prêmio Lei Sarney como autor-revelação (1987), Quinta Bienal Nestlé de Literatura Brasileira (1990) e Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores (2002) com o livro de contos Coração aos pulos.