Carro adaptado transporta pessoas com deficiência pelo campus Pampulha

Serviço integra política de acessibilidade e inclusão da UFMG

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) passou a oferecer um serviço de transporte adaptado no campus Pampulha que atende exclusivamente pessoas com deficiência e que apresentam dificuldade de se locomover entre os prédios da UFMG. O carro representa uma alternativa aos ônibus das linhas internas do campus porque oferecem facilidade de acesso a qualquer lugar – e não apenas aos pontos oficiais – e reduzem a duração do percurso.

O serviço é adaptado com elevador que transporta cadeiras de rodas e scooters. Segundo a diretora do NAI, Adriana Valladão, o veículo também podem ser solicitado por docentes que programem trabalhos de campo com seus alunos. Normalmente, essas viagens são realizadas em ônibus sem adaptação para pessoas com deficiência.

O transporte é uma ação da política de acessibilidade que vem sendo adotada nos últimos anos pela UFMG.

Para solicitar o carro, interessados devem entrar em contato com o NAI pelo telefone (31)3409-3927 e agendar seus trajetos. Após a primeira utilização do serviço, o usuário passará sua demanda diretamente ao motorista.

Equipe: Renato Temponi (produção e reportagem), Marden Ferreira (reportagem), Antônio Soares, Cássio de Jesus, Ravik Gomes e Samuel do Vale (imagens), Kennedy Alencar e Otávio Zonatto  (edição de imagens), Flávia Moraes e Olívia Resende (edição de conteúdo).