Pessoas

Cartas para a mestra: Ceale homenageia Magda Becker Soares

Iniciativa propõe que admiradores escrevam textos sobre a importância da obra da educadora da UFMG

Magda Becker: referência brasileira em alfabetização
Magda Becker é referência no campo da alfabetização Foca Lisboa | UFMG

Admiradores do trabalho da professora da Faculdade de Educação Magda Becker Soares, uma das principais referências brasileiras no campo da alfabetização, poderão demostrar, por meio de cartas, seu afeto e carinho à educadora. A iniciativa de homenageá-la é do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) UFMG. Professora emérita da Universidade, Magda é presidente de honra da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).

O projeto sugere que o texto responda à seguinte questão: Para você, o que Magda significa em sua formação pessoal, profissional e humana? A resposta deve conter até mil palavras e ser enviada em arquivo word para o e-mail cartasparamagda@gmail.com.

“Para nós, ela é a nossa maior referência e inspiração no estabelecimento de uma verdadeira relação de troca entre a academia e os professores alfabetizadores. Magda ensinou, e ainda ensina, todos nós. Mais do que isso, dedica até hoje seu tempo de vida para realizar, na teoria e na prática, uma educação justa em nosso país”, justifica a equipe do Ceale.

Desde que a iniciativa foi lançada, o Centro já recebeu cerca de 100 cartas de amigos, colegas e alunos que usaram a obra de Magda Soares em suas turmas de língua portuguesa

A homenageada
Magda Becker Soares tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem. É graduada em Letras Neolatinas pela UFMG (1953), onde também obteve o grau de doutora em Didática (1962). Aposentou-se na UFMG como professora titular. Vencedora do Prêmio Jabuti, integra a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e o comitê assessor do CNPq. É consultora da Capes e conselheira da Comunidade Econômica Europeia.